(VÍDEO) COMUSA busca esclarecimentos legais após denúncias de superlotação no Hospital Imigrantes

Em entrevista à Rádio Revista Cidade, nesta quinta-feira (24), Robson Zunino, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Brusque (COMUSA), abordou as recentes denúncias de superlotação e demora no atendimento no Hospital e Maternidade Imigrantes, administrado pelo Instituto Maria Schmitt (Imas). Segundo Zunino, desde agosto e setembro, têm surgido queixas constantes sobre a situação da unidade, que é responsável pelo atendimento oftalmológico em parceria com o Governo do Estado. O cenário caótico no hospital, com pacientes, incluindo cadeirantes e idosos vindos de várias regiões do estado, aguardando atendimento, foi registrado em vídeos divulgados pela Rádio Cidade. As imagens mostravam corredores lotados e pacientes em pé, em uma situação classificada como “descaso” por um dos presentes.

Zunino esclareceu que, embora o Conselho tenha buscado o Ministério Público (MP), a ação não foi no intuito de realizar uma denúncia, mas sim para esclarecer o papel do COMUSA na fiscalização de serviços oferecidos pelo Estado de Santa Catarina. “Essas cirurgias e procedimentos seletivos são ofertados pelo Estado, mas o atendimento ocorre em Brusque, o que gera dúvidas sobre nossa competência na fiscalização”, explicou.

Na terça-feira (23), houve uma reunião com o promotor público Cristiano José Gomes, onde o COMUSA expôs a preocupação com a fiscalização desses serviços. Zunino destacou que o Conselho já havia tentado dialogar com o hospital, enviando um ofício no dia 4 de setembro, mas não recebeu resposta formal, apenas uma ligação do diretor técnico do hospital.

A promotoria recomendou que o COMUSA procurasse a Procuradoria Geral do Município para obter um parecer legal sobre sua competência fiscalizadora. Uma reunião já está agendada para o dia 30 de outubro com o procurador Rafael Maia. “Queremos exercer nosso papel de fiscalização de forma plena, sem agendamentos prévios ou autorizações, como fazemos com os demais hospitais do município”, afirmou Zunino.

Apesar da complexidade do caso, envolvendo a competência de diferentes conselhos de saúde, Zunino ressaltou que a prioridade do COMUSA é assegurar que o serviço, ainda que ofertado pelo Estado, esteja sendo corretamente executado dentro de Brusque.

Brusque deve sofrer com temporais e vendavais durante esta quinta

Ao longo desta quinta-feira (24), uma frente fria, em conjunto com um ciclone extratropical, trará temporais e vendavais a todo o estado de Santa Catarina. Em Brusque, essas condições climáticas estão previstas para ocorrer durante a tarde e a noite. No momento, o município está em estado de atenção, indicando alto risco de ocorrências relacionadas aos ventos fortes, como destelhamentos, queda de galhos e árvores,...
Continuar lendo...

Bebê com 30 dias de vida morre por complicações respiratórias em Blumenau

Um bebê de um mês de vida morreu na madrugada desta quinta-feira (24). A fatalidade aconteceu por volta de 04h16, no bairro Garcia, em Blumenau. Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança faleceu por complicações respiratórias. De acordo com o relato da mãe à corporação, ela estava amamentando o filho quando a fatalidade aconteceu. Ela teria o encontrado inconsciente e com coloração cianótica,...
Continuar lendo...

Polícia encontra mais de 30.000 reais na casa de suspeito por tráfico de drogas

Rondas da Polícia Militar revelaram um crime de tráfico de drogas, juntamente de uma grande quantia de dinheiro na noite desta quarta-feira (23), por volta de 21h. O caso foi registrado na Travessa dos Palmeiras, no bairro Itoupava Central. Segundo a PM, ao abordar um motociclista na rua, foi encontrado um quilo de maconha embalada para entrega. Já ao se deslocar até uma das residências do suspeito, localizada na Rua Luiza Reis, foram apreendidos 200...
Continuar lendo...