Com o objetivo de apoiar, qualificar e dar visibilidade à produção artesanal da cidade, a Fundação Cultural de Brusque lançou o Cadastro Municipal de Artesãos, iniciativa que faz parte do Programa Municipal do Artesanato Brusquense.
Esse programa vai além da valorização do talento e da criatividade dos artesãos brusquenses. Ele é uma plataforma que busca reconhecer as tradições e histórias locais. “Queremos que os artesãos sintam-se parte de um movimento que reconhece e promove suas tradições, seu trabalho e suas histórias. O objetivo é oferecer a cada artesão mais oportunidades de crescimento, não só por meio de capacitação e formação, mas também conectando-os a novos mercados e iniciativas de divulgação”, explica o diretor-geral da Fundação Cultural, Igor Balbinot.
Ao realizar o cadastro, o artesão se integra oficialmente a uma rede que visa preservar e divulgar o que há de mais autêntico na produção artesanal da cidade. O processo inclui o preenchimento de um formulário online, uma avaliação dos produtos e a identificação dos principais desafios enfrentados pelos profissionais. Após a aprovação, os cadastrados receberão a Carteira Municipal de Artesão, documento que garantirá acesso a exposições, feiras e outras oportunidades de visibilidade e crescimento.
A Fundação Cultural de Brusque está à disposição para auxiliar em cada etapa do processo de cadastro. Artesãos interessados podem acessar o site da Fundação para mais informações ou entrar em contato pessoalmente ou pelo whatsapp (47) 991744935.