Equipes vão às ruas em nova etapa da Operação Tapa Buraco

A manutenção das vias urbanas é um desafio constante para qualquer cidade e em Brusque, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, iniciou nesta terça-feira (29) os trabalhos para enfrentar esse desafio através da Operação Tapa Buraco. 

Além de garantir a segurança e a mobilidade de motoristas e pedestres, essa ação visa combater um problema recorrente nas ruas: as chamadas “panelinhas”, que são pequenos buracos que surgem de forma repentina, causados ​​principalmente por infiltrações de água no pavimento, que acabam enfraquecendo sua base.

Nesta semana, a Secretaria de Obras mobilizou três equipes, com um total de 20 profissionais, para intensificar a recuperação das vias em diversos bairros como Zantão, Santa Luzia, Águas Claras, Limeira, Poço Fundo, Nova Brasília, Cedro Alto, Dom Joaquim e Centro. 

De acordo com o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho, a operação tem o objetivo de evitar que essas falhas se transformem em problemas mais graves. “Quando a situação é deixada sem atenção, os buracos se ampliam, aumentando os custos de reparo e comprometendo a segurança e o fluxo nas vias. Por isso, a Operação Tapa Buracos é fundamental e contínua”, explicou.

O termo "panelinha" é usado popularmente para descrever pequenas depressões ou buracos de forma circular, que se formam devido ao desgaste contínuo das vias por tráfego intenso, infiltração de água e drenagem. A água, ao se acumular nas fissuras do pavimento, infiltra nas camadas inferiores e enfraquece a estrutura da via, especialmente em áreas de grande circulação. Se não forem reparadas prontamente, as "panelinhas" podem evoluir para buracos ainda maiores, aumentando o risco de acidentes e comprometendo a mobilidade urbana.

Apenas neste início de trabalho, foram utilizados aproximadamente 30 toneladas de asfalto, o suficiente para amenizar os transtornos nas vias mais afetadas. “Com isso a gente dá uma amenizada nessa parte de panelinhas, buracos de pequeno porte, e vamos agora fazer um novo mapeamento, uma nova frente, para então estar abrangendo toda a parte de conserto, remendo e alguns reparos de maior monta que possam ter ficado”, concluiu o secretário Ivan.

Vereadores destacam novo setor de oncologia do Hospital Azambuja

Na tarde desta terça-feira (29), foi realizada mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Brusque, com destaque novamente para a entrega de uma comenda empresarial a uma empresa do ramo do café. Outro ponto principal foi a fala dos vereadores Rick Zanata (NOVO) e Alessandro Simas (União Brasil) sobre o novo setor de oncologia no Hospital Azambuja. O vereador Rick Zanata na tribuna comentou sobre a inauguração da nova ala oncológica do...
Continuar lendo...

Motociclista sofre ferimento grave na perna após acidente com carro

Um jovem de 21 anos sofreu um ferimento grave na perna após um acidente entre um carro e uma moto, ocorrido por volta das 13h35 no bairro Arraial Baixo, em Gaspar. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no local as guarnições verificaram que o jovem já estava sendo atendido pela equipe do SAMU. Ele estava caído na via, consciente e orientado, com fratura exposta na perna esquerda, além de grande hemorragia e perda óssea no...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Prefeitura constrói mais de 70 túmulos

Mais de 70 túmulos estão sendo construídos pela prefeitura no Parque da Saudade, maior cemitério de Brusque. Nesta terça-feira (29), o diretor do cemitério Municipal, Isair dos Santos, orientou quem estava limpando os túmulos de seus entes queridos para o dia de finados, que será no próximo sábado, 2 de novembro. Ele pediu aos visitantes para colocarem flores artificiais em vez de naturais, para que não que não...
Continuar lendo...