As obras da nova Beira Rio, iniciadas em maio deste ano, continuam em ritmo constante, com progresso em várias frentes que, embora nem sempre visíveis, são essenciais para o projeto completo. Com um trecho inicial de 3,3 km, conectando os bairros Jardim Maluche, Guarani, Rio Branco e Dom Joaquim, o projeto é o primeiro de quatro lotes que transformarão a mobilidade na região. As etapas incluem drenagem, enrocamento, construção de calçadas, instalação de iluminação e pavimentação.
Aproximadamente 30% do primeiro lote já foi concluído. No trecho inicial, próximo ao Instituto Federal Catarinense (IFC), já foram finalizadas as fases de drenagem e enrocamento, e o local aguarda a pavimentação. Com um investimento de R$59 milhões, viabilizado pelo financiamento Fonplata, essa primeira etapa estenderá a via até as proximidades da nova Ponte do Rio Branco. O prazo de execução dos serviços é de 18 meses.
O secretário de Infraestrutura Estratégica, Alex Gonçalves, explica que uma das principais funções do canal extravasor é aumentar a segurança contra enchentes. “Essa região é historicamente afetada por chuvas e cheias, e o canal extravasor trará uma segurança muito maior para os moradores e usuários da via”, destaca.
“A ponte Maluche/Rio Branco proporcionará a ligação entre os bairros. Seus acessos estão contemplados na obra e seu uso deve ser liberado tão logo as obras da beira rio estejam finalizadas”, continua Alex.
Além da segurança, a nova beira rio proporcionará maior agilidade no trânsito local. “Esses bairros enfrentam congestionamento em horários de pico há anos, e essa nova avenida vai contribuir significativamente para melhorar o fluxo de veículos”, completa o secretário.