Câmara derruba taxação de previdência privada em herança

Por 403 votos, a Câmara dos Deputados retirou da reforma tributária a proposta que permitia aos estados taxar a transmissão por herança das contribuições a planos de previdência privada. A taxação constava do segundo projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária.

Com a rejeição do destaque, a Câmara concluiu a votação, e o texto vai ao Senado. Inicialmente, a proposta constava da minuta do projeto de lei complementar, que regulamenta o futuro Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Incluída a pedido dos estados, chegou a ser apresentada em entrevista coletiva no Ministério da Fazenda, mas o item não foi enviado ao Congresso por decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após repercussões negativas.

No Congresso, no entanto, o relator do texto, deputado Mauro Benevides (PDT-CE) retomou a taxação de heranças transmitidas por plano de previdência privada. Enquanto a proposta original previa a cobrança de Imposto sobre Transmissão Causa Mortis (ITCMD), tributo administrado pelos estados, para todos os planos de previdência complementar, Benevides restringiu a incidência para planos do tipo Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) com prazo inferior a cinco anos.

Em agosto, a Câmara aprovou o texto-base do projeto com a taxação, mas o texto ficou parado por causa das eleições municipais. Nesta quarta, o plenário retomou a votação em separado de um destaque que pretendia derrubar a taxação. A retirada ocorreu por meio de um acordo entre os deputados. Benevides propôs uma emenda para retirar a cobrança em troca da retirada dos demais destaques do texto.

Antes da apreciação do destaque em plenário nesta quarta-feira (30), Benevides apresentou uma emenda propondo a retirada do trecho que tratava da cobrança do ITCMD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos) sobre os planos de previdência.

Com o acordo, a emenda foi aprovada por 403 votos, e os demais destaques caíram, foram rejeitados ou retirados. Entre os destaques derrubados, estava um do PSOL que buscava instituir um Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF).

Uniformização
Originalmente, os estados queriam uniformizar a cobrança de ITCMD sobre planos de previdência privada. Atualmente, cada estado define as alíquotas e as regras, mas a taxação enfrenta contestações na Justiça.

Após um acréscimo de Benevides à emenda, o ITCMD também não incidirá sobre atos societários que “resultem em benefícios desproporcionais” para sócio ou acionista de empresa sem justificativa negocial passível de comprovação. Entre as operações isentas, estão a distribuição desproporcional de dividendos e operações que resultem na transferência de controle acionário de uma pessoa prestes a falecer para outra da mesma família.

Brusque fica em primeiro lugar em SC em ranking de qualificação dos servidores

Em um ranking divulgado nesta terça-feira (29) pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Brusque ficou em primeiro lugar no estado de Santa Catarina quanto à qualificação de seus servidores públicos na administração direta. As avaliações são feitas com base no número de servidores com ensino superior relativos ao total de servidores municipais. No ranking nacional, Brusque aparece na 14ª...
Continuar lendo...

Carro com pai e filha de 4 anos cai em ribanceira em São João Batista

Na tarde desta quarta-feira (30), um homem ficou gravemente ferido após o carro em que estava com sua filha, de 4 anos, despencar de uma ribanceira em São João Batista. O acidente ocorreu por volta das 16h20, no bairro Arataca. De acordo com a Rádio Clube de São João Batista, o motorista do Fiat Strada havia subido o morro para tratar de aves em um aviário. Na descida, o veículo caiu em uma ribanceira. Equipes do Corpo de Bombeiros...
Continuar lendo...

Idoso morre em colisão frontal entre carro e caminhão em SC

Um idoso, de 79 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (30) após uma colisão frontal  netre um carro e um caminhão. O acidente ocorreu por volta das 10h50, no km 446 da BR-282, na Curva da Santa, em Ponte Serrada. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, quando os socorristas chegaram ao local, foi verificado que a vítima era o condutor do Corsa Hach e foi encontrado em seu interior já em óbito, com trauma crânio...
Continuar lendo...