A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigação de Brusque - DIC, com apoio da Delegacia de Capturas de São Paulo, prendeu na manhã desta quinta-feira (31), um homem de 30 anos suspeito de ter participado de três roubos, mediante concurso de pessoas e com emprego de arma de fogo, contra estabelecimentos comerciais nas cidades de Brusque e Botuverá.
Os crimes
O primeiro crime ocorreu na data de 17/05/2024, por volta das 20h, dois homens em uma motocicleta chegaram ao Supermercado no bairro Santa Terezinha, Brusque. Enquanto um dos autores permaneceu na motocicleta, o outro, armando com um revolver, adentrou ao estabelecimento comercial e, mediante graves ameaças, redeu as funcionárias, obrigando que lhe entregassem o dinheiro dos caixas.
O segundo crime aconteceu na data de 18/05/2024, por volta das 11h06, dois homens em uma motocicleta adentraram ao pátio da empresa de Transportes, em Brusque. Enquanto um dos autores permaneceu na motocicleta, o outro, armando com um revolver, adentrou a guarita e, mediante grave ameaça, redeu o vigilante, obrigando-lhe a entregar seus pertences (dinheiro, carteira e celular).
Para dificultar a identificação da motocicleta, momentos antes do crime, os autores entortaram a placa do veículo, porém os policiais conseguiram identificação por outros meios.
Já o terceiro delito foi praticado na data de 05/06/2024, por volta das 09h07, quando dois homens, fazendo uso de uma motocicleta, chegaram a uma empresa têxtil na cidade de Botuverá e, mediante grave ameaça, rederam os funcionários do local, obrigando-lhes a entregarem o dinheiro.
A investigação
Foram coletadas imagens do estabelecimento comercial e das adjacências e constatado que foi usada a mesma motocicleta para a prática dos três crimes, sendo que os autores, em cada nova empreitada criminosa, modificaram características do veículo, com a finalidade de tentar dificultar a identificação.
Após diversas diligências, que contaram com o apoio da Policia Militar de Brusque e da Delegacia de Polícia de Botuverá, foi possível a identificação do homem de 30 anos como um dos autores dos crimes.
Em relação a esse terceiro crime, foi apurado que o investigado chegou a trabalhar por um período na empresa têxtil, sabia da rotina da empresa, conhecia as instalações o que facilitou a prática do delito.
Cabe ressaltar que poucos dias após o terceiro roubo, o suspeito fugiu para a cidade de São Paulo, buscando a impunidade pelos crimes.
A prisão
Munidos de informação de um possível paradeiro do investigado na cidade de São Paulo, policiais da Delegacia de Investigação Criminal de Brusque - DIC entraram em contato com a Delegacia de Capturas de São Paulo, iniciando-se um trabalho conjunto de levantamentos e monitoramentos do alvo.
Na manhã desta quinta-feira (31), com a confirmação do paradeiro, policiais de São Paulo cumpriram o mandado de prisão contra o investigado e o encaminharam para Central de Custódia da Capital Paulista, estando à disposição da Vara Criminal de Brusque.
As investigações prosseguem com a finalidade de localizar o segundo autor dos crimes.