Uma mulher, em trabalho de parto emergencial e com complicações, deu à luz ao filho dentro de casa, em Itapema. O Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência por volta de 14h desta quinta-feira (31).
Assim que a equipe chegou ao local foi-se constatado que a criança já estava com o corpo para fora, com somente a cabeça para sair. O cordão umbilical estava enrolado duas vezes no pescoço. A mãe estava deitada na cama, se apresentando consciente e orientada, segundo a corporação.
Após o nascimento completo precisou-se realizar aquecimento do corpo do bebê, aspiração das vias aéreas e oxigênio. No entanto, a criança apresentava batimentos cardíacos acelerados. Ela não chorava e nem respirava corretamente, conforme relatório da corporação.
A criança teve uma piora no quadro, entrando em parada cardiorrespiratória. O Samu já havia sido empenhado. Ao assumir a ocorrência, a médica do serviço iniciou a massagem cardíaca. A criança foi estabilizada e encaminhada, juntamente à mãe, ao Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, com sinais estáveis, sendo deixadas aos cuidados da equipe médica.