Para garantir vaga para o filho no 1º ano do ensino fundamental na Escola Rio Branco, em Brusque, Lucas de Oliveira contou à reportagem da Cidade FM 92.3 que foi para a fila às 21h deste domingo (3). Segundo ele, muitos pais precisaram faltar ao trabalho, além da chuva que prejudicou quem estava na fila na madrugada desta segunda-feira (4). “Debaixo de chuva, se molhando a noite toda, com frio”, lamentou.
A diretora do colégio, Vanderleia Felisbino Marnnchi, ressaltou que a escola abriu às 6h desta segunda-feira e foi disponibilizado aos pais a quadra coberta, servido café e distribuídas as fichas de inscrição. Estavam presentes 42 pais. “Nossa intenção é sempre atender a comunidade da melhor maneira possível dentro das nossas condições máximas”, destacou.
O colégio oferece 50 vagas no ensino fundamental, distribuídas nos turnos manhã e tarde.
A secretária municipal de Educação, Franciele Márcia Mayer, disse que há vagas para o 1º do ensino fundamental. “O que nós não conseguimos garantir é que todas sejam atendidas no período que a família deseja, de manhã ou à tarde. A grande procura sempre é para o período matutino, então as pessoas acabam ficando na fila”, salientou. “1º ano é idade obrigatória, tanto a rede municipal quanto estadual precisam atender essa demanda de matrículas de crianças”, completou.
Franciele lembrou que a rede municipal de ensino conta com a rematrícula online desde o ano passado. “O que é diferente desse caso que é uma matrícula nova na escola do Rio Branco. Então, as famílias precisam apresentar toda a documentação na escola para que haja registro das crianças.”
Para evitar que casos como esse se repitam, ela ressaltou que a partir do ano que vem serão implementadas as matrículas e rematrículas online para todas as turmas da rede municipal.