37ª Fenarreco conquistará selo de evento Carbono Neutro

O festejo mais tradicional de Brusque conquistará o selo de Carbono Neutro, demonstrando o compromisso ambiental da Prefeitura e seu alinhamento com práticas sustentáveis de impacto social. O título foi conquistado por meio de um rigoroso processo de medição e neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o apoio da Neutraliza, empresa especializada em sustentabilidade. Outra parceria que ajudou a festa a conseguir o título, foi a Veolia, que realizou toda a coleta e o descarte regular dos resíduos.

A certificação reconhece ações concretas implementadas, que vão além da preservação ambiental e que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“A Fenarreco, é um exemplo regional de como é possível realizar eventos de grande porte com responsabilidade ambiental, gerando benefícios diretos para o meio ambiente e para a comunidade”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valdir Walendowsky.

As árvores serão plantadas em um local seguro, onde permaneceram por no mínimo 20 anos. 

Medindo o impacto ambiental

Com base na metodologia do GHG Protocol, a quantificação das emissões na Fenarreco considerou o consumo de energia elétrica, os impactos gerados pelo deslocamento das bandas, o uso de gás de cozinha e o manejo de resíduos. Foram contabilizadas as emissões de diferentes fontes em escopos específicos: energia (0,1%), deslocamento das bandas (13,5%), gás de cozinha (18,7%) e resíduos, responsáveis por 67,5% das emissões totais.

O total de emissões geradas pelo evento foi de 16,960 toneladas de CO₂, com 2,577 toneladas de emissões evitadas por meio da reciclagem de resíduos. Para compensar o impacto, a Neutraliza implementou o plantio de 98 árvores nativas, encerrando a festa com a certificação de Carbono Neutro.

Um compromisso de sustentabilidade

Nesta edição, pela primeira vez, a Fenarreco contou com a colaboração de empresas parceiras, como a Neutraliza e a Veolia, reforçando o compromisso da Prefeitura de Brusque com a responsabilidade ambiental e social. “Esse projeto representa uma contribuição direta para a construção de um futuro mais sustentável”, destaca o secretário Valdir Walendowsky. 

“Buscamos firmar um compromisso contínuo com ações que possam ser exemplo para outros eventos, levando a importância de medir e compensar as emissões de carbono. A cada ano, desejamos reforçar nosso papel em prol de um mundo melhor e mais sustentável, impactando positivamente o presente e o futuro de nossa comunidade.”

Sobre a Neutraliza

A Neutraliza é uma empresa especializada em sustentabilidade e compensação ambiental, que oferece soluções para redução e neutralização de emissões de gases de efeito estufa. A empresa atua com projetos de reflorestamento e preservação ambiental, conectando instituições e eventos com práticas que minimizem os impactos no meio ambiente.

CDL Treinamentos abre inscrição para curso de estratégia de vendas

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) promove, por meio da CDL Treinamentos, o curso Natal lucrativo: estratégia de vendas. A capacitação será no dia 27 de novembro, das 19h às 22h, com a consultora Mariane Compri. No curso, os participantes vão entender como funciona o processo de vendas e aprender a adaptar as necessidades de sua empresa ao desejo do cliente. "Muitas vezes vamos em busca de estratégias...
Continuar lendo...

Corpo de mulher é encontrado boiando em rio de Pomerode

Na manhã desta terça-feira (5), o Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode foi acionado para resgatar o corpo de uma mulher que foi encontrado boiando no Rio do Testo. O fato ocorreu por volta das 10h30, na região central da cidade. De acordo com os socorristas, o corpo foi avistado próximo à ponte que conecta a rua Paulo Zimmermann à rua Hermann Weege, no Centro. As equipes chegaram rapidamente ao local e, com o auxílio de um duck...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Preparativos para primeira formatura de medicina da Unifebe estão a todo vapor

O Rádio Revista recebeu, nesta terça-feira (5), o pró-reitor de graduação do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Sidnei Gripa. Ele falou sobre a formatura da primeira turma de medicina da instituição. O momento histórico acontecerá na noite de 12 de dezembro deste ano, na Sociedade Beneficente Santos Dumont. Cerca de 700 pessoas foram convidadas para a cerimônia. A previsão é que 38 estudantes...
Continuar lendo...