Donald Trump é eleito o novo presidente dos Estados Unidos; Bolsonaro se manifesta

Donald Trump venceu as eleições presidenciais dos Estados Unidos em uma disputa acirrada contra sua rival, Kamala Harris. Agora, Trump retornará à Casa Branca quatro anos após o término de seu primeiro mandato. O candidato republicano obteve 277 delegados, superando o número mínimo de 270 necessários para garantir a maioria no Colégio Eleitoral e vencer a eleição.

A vitória de Trump foi confirmada com o resultado final do estado de Wisconsin, que atribui 10 delegados. Embora a eleição tenha sido bastante disputada, por volta das 7h37min, Trump já liderava com 51% dos votos, garantindo os delegados suficientes para ser eleito o 47º presidente dos Estados Unidos. O senador JD Vance, de Ohio, é seu vice nesta chapa.

No Brasil

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro publicou na sua plataforma X uma manifestação em apoio a Donald, exaltando a bravura e resistência do americano: “Hoje, testemunhamos o surgimento de um verdadeiro guerreiro. Um homem que, mesmo após enfrentar um processo eleitoral brutal em 2020 e uma injustificável perseguição judicial, se ergueu novamente, como poucos na história foram capazes de fazer.”

Bolsonaro ainda comentou da esperança em poder voltar ao cargo do Executivo na próxima eleição: “Talvez tenhamos uma nova oportunidade de restaurar o Brasil como uma terra de liberdade, onde o povo seja senhor de seu próprio destino. Até lá, seguiremos firmes, de pé, cada um de nós, pelo sonho de um Brasil forte, livre e fiel aos seus valores mais elevados.”