O vice-prefeito de Brusque, André Batisti (PL), o Deco, esteve recentemente em Brasília tentando conseguir recursos para o município. A ida à capital federal foi um dos assuntos citados por ele no programa Rádio Revista desta quarta-feira (6). “Geralmente, em novembro fecha a lua do governo federal. Esse ano atrasou por causa das eleições. Em fevereiro vai lá e define onde serão aplicados os recursos. Com esse trabalho, a gente já conseguiu quadruplicar as emendas para Brusque”, afirmou, mencionando que a meta é buscar mais recursos.
Deco lembrou que 50% dos recursos federais são destinados para a saúde. O restante é dividido entre as demais áreas. Para ele, todas as demandas do município são urgentes. “Para quem precisa de uma vaga de creche, é a vaga de creche. Para quem tem bar na frente da casa, é a pavimentação. Para quem está doente, é a saúde.”
Nas próximas semanas, ele irá a Florianópolis para conversar com os deputados e secretários estaduais sobre as demandas de Brusque.
Menos recursos federais
O vice-prefeito lamentou que a região Sul é a que menos recebe recursos do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE). “A gente é penalizado por fazer a lição de casa. A gente mantém um estado ordeiro, um estado com trabalho, gerando empregos, fruto de nossa população que é empreendedora, que não se acomoda. Apesar das adversidades de pegar, às vezes, enchentes, pegar vários problemas, a gente reconstrói a vida e o estado junto. Com isso, a gente é penalizado pelo governo federal. Isso historicamente.”
Compensação financeira
Deco também esteve no Ministério de Minas e Energia para tratar sobre a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). “Somos a cidade mais atingida pelas mineradoras, que toda a carga é escoada para cá. A gente vê a nossa pavimentação, hoje, que não aguenta, porque vem caminhão com muito mais de 40 toneladas lá de cima e transita aqui.”
Ele disse que o ministério irá calcular a compensação de Brusque, para, assim, o município começar a receber uma parte do imposto.
Estabelecida pela Constituição de 1988, a CFEM é devida aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e aos órgãos da administração da União como contraprestação pela utilização econômica dos recursos minerais em seus respectivos territórios. ]
Revitalização do trecho Souza Cruz – Dom Joaquim
De acordo com o vice-prefeito, a revitalização do trecho da avenida Souza Cruz – Dom Joaquim ainda não iniciou porque a prefeitura está aguardando o novo modelo de convênio, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). “A gente iria começar (a obra) agora. Se mudar (as regras), terá que ser feita outra licitação”, disse.
Eleições 2026
Para as eleições de 2026, Deco defende que seja feito um trabalho em conjunto, a fim da região conseguir eleger um deputado estadual e outro federal. “Acho que tem que ser uma coisa costurada desde já. A guerra da eleição já acabou. Acho que quem deveria ficar de cara virada é o PL, foi o mais atacado.” Apesar disso, ele acha que o partido deverá abrir as portas aos demais em prol da cidade.