A entrevista desta terça-feira (12) do Conexão 92 foi com o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, Cláudio Adão Pereira. Ele esclareceu como será o novo modelo de fatura que a autarquia adotará a partir de 1º de dezembro. A leitura dos hidrômetros será realizada de forma simultânea pelo profissional da empresa terceirizada, no momento exato em que ele visita o imóvel, assim como já ocorre com a Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc). Os profissionais responsáveis pela leitura estarão uniformizados.
Cláudio ressaltou que apenas no mês de dezembro o usuário receberá duas faturas. Uma referente ao consumo de novembro, com vencimento em dezembro. Já a outra, no novo layout, terá o consumo de dezembro e o vencimento para janeiro.
Estudos preliminares apontam que a economia poderá chegar a 70%, segundo o diretor-presidente. “Além da economicidade para a autarquia, eficiência, um controle maior, para o consumidor também é muito melhor, muito mais vantajoso. Qualquer diferença do que ele está acostumado a usar, ele já vai notar ali no mesmo dia. Se a pessoa hoje ela tem um vazamento dia 10, ela só iria conseguir notar daqui a 45 dias ou 60 dias se fosse um vazamento oculto”, explicou.
Força-tarefa nos meses mais quentes
Como medida preventiva, o Samae está preparando uma força-tarefa para atuar na cidade em caso de escassez de água nos meses de janeiro a abril. “Pelo o que mostram os nossos planos aqui, vai ser um verão tranquilo. Não tenho previsão de nenhuma crise hídrica ainda”, disse Cláudio.