O Matemabrincar foi o único projeto destaque, na categoria educação infantil, da 39ª Feira Catarinense de Matemática. Desenvolvido pelos professores do Centro de Educação Infantil Hilda Anna Eccel I, em Brusque, o trabalho foi apresentado nos dias 7 e 8 de novembro, em Rio dos Cedros. A professora Tatiane de Lima Knihs e a coordenadora pedagógica da escola falaram sobre o prêmio no programa Conexão 92 desta quarta-feira (13).
Os 45 alunos da escola brusquense, com idades entre seis meses e um ano, aprenderam, por meio de brincadeiras, os conceitos de contagem, distância, quantidade, peso, medidas, lateralidade e formas geométricas. “Eles não sabem contar ainda, mas a professora vai falando ‘vamos tirar três aranhas. Uma, duas, três’”, exemplificou Graciela. De acordo com ela, para os bebês é brincar. Já para os professores há uma intencionalidade pedagógica.
As educadoras destacaram que a escola conta com o espaço brincante, onde os brinquedos são colocados de forma organizada em cada canto da instituição. E os bebês, por sua vez, escolhem o canto que querem brincar, sob a supervisão dos professores. “A criança faz escolhas e atua sobre seu próprio aprendizado”, explicou a coordenadora.
Tatiane ressaltou que ela e os colegas tentam fazer o melhor pelos alunos. “A gente está lá por eles. A gente tem que cuidar deles como se fossem nossos."