Faltando poucas sessões para encerrar o ano e os mandatos de alguns vereadores, a sessão desta terça-feira (19) foi marcada novamente por homenagens e entregas de comendas de mérito esportivo e profissional. Na parte das inscrições, o vereador Nik Imhof (MDB) trouxe à pauta a situação do fechamento das aulas noturnas na Escola Francisco Araújo Brusque, previsto já para 2025.
Sobre o tema, o vereador Nik destacou sua preocupação com o impacto da medida.
“Recebi este ofício de alguns pais preocupados com essa retirada do ensino médio noturno. Sabemos que muitos alunos precisam trabalhar durante o dia e optam por estudar à noite devido a essa necessidade. Essa situação pode levar à evasão escolar, pois esses jovens podem não conseguir continuar os estudos enquanto trabalham para se sustentar ou ajudar em casa. O bairro São Luiz é muito grande, e a Escola Araújo de Brusque também atende alunos do Centro, São Pedro, Bateas, Cerâmica e Steffen. O cancelamento desse ensino médio noturno é muito preocupante”, afirmou Nik.
O vereador Jean Pirola (Progressistas) também comentou sobre o tema, destacando a necessidade de buscar informações junto à coordenadora regional de educação.
“Solicitei ao presidente que marque uma reunião com a coordenação regional da educação para que possamos entender os motivos desse fechamento e buscar um entendimento com o governo do Estado. Precisamos evitar o fechamento dessa escola tão importante para o bairro São Luiz e para o município.”
Além disso, Pirola reforçou que é necessário buscar soluções conjuntas para evitar prejuízos aos alunos:
“Temos que entender as razões dessa decisão e, com base nisso, trabalhar para reverter o cenário. Não podemos deixar mais de 100 alunos sem a opção de estudar no período noturno, principalmente em uma escola que atende tantas famílias e regiões importantes.”