Defesa Civil alerta para riscos de temporais e agitação marítima

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso meteorológico devido à previsão de condições climáticas adversas entre esta quarta-feira (20), e sexta-feira (22). Durante esse período, o estado deve enfrentar temporais, chuva intensa e agitação marítima, com riscos elevados para diversas regiões.

Segundo a central de monitoramento da Defesa Civil, a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica, associado ao calor e à umidade, será o principal responsável pelos temporais esperados na noite de quarta-feira (20). ”Essas tempestades podem vir acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo, com maior intensidade no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e norte catarinense”, afirma o meteorologista da Defesa Civil, Caio Guerra. Nessas regiões, o risco é considerado alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e quedas de árvores.


A instabilidade será reforçada pela circulação marítima, principalmente entre a tarde de terça-feira e a quarta-feira, intensificando a chuva na Grande Florianópolis e no Sul do estado. Nessas regiões, os acumulados de chuva podem ultrapassar 150 mm em pontos isolados, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos. A chuva mais intensa é esperada na quarta-feira, especialmente nas áreas serranas entre o Litoral Sul e o Planalto Sul.


De acordo com os meteorologistas, na quarta-feira, os ventos no Litoral catarinense ganharão  força, soprando do quadrante sudeste com rajadas entre 50 e 75 km/h. Isso resultará em agitação marítima, com ondas que podem variar de 2,5 m a 3,5 m, principalmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Nessas regiões, há risco elevado de ressaca. No Litoral Norte, as ondas variam entre 2 m e 2,5 m, com risco moderado.

A Defesa Civil alerta que, embora os ventos percam intensidade entre quinta-feira e sexta-feira, o mar continua agitado em toda a costa catarinense, representando perigo para navegantes e pescadores.

Diante desse cenário, é fundamental que a população tome precauções. Evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores durante os temporais e evitar o mar em momentos de ressaca são medidas recomendadas. Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Guilherme Ribeiro Conquista Prata no BMX do Jasc

Para alguns atletas, uma medalha de prata não é exatamente uma conquista. O tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet chegou a afirmar que “o segundo colocado é o primeiro perdedor”. Porém, para o brusquense Guilherme Ribeiro, uma prata reluz tanto quanto o ouro. Atleta da modalidade BMX, Guilherme conquistou nesta segunda-feira (18) o segundo lugar nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). A prova foi vencida pelo representante de...
Continuar lendo...

Histórias inspiradoras ganham destaque na Secretaria de Obras no Dia da Consciência Negra

Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Brusque celebra a trajetória de lideranças negras que, com trabalho e dedicação em cargos estratégicos, representam a força da miscigenação e a valiosa contribuição cultural afro-brasileira para o desenvolvimento da cidade. Entre os destaques está João Pedro da Silva, natural de Icaraíma, no norte...
Continuar lendo...

Atleta de Brusque conquista medalha de prata no Brasileiro de Karatê

Entre os dias 12 e 17 de novembro, a Associação Brusquense de Karatê participou do Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado em Recife, Pernambuco. Na ocasião, os jovens atletas João Pedro e Calebe Mateus representaram Brusque através do projeto social Caminho das Mãos Vazias, conquistando resultados positivos em suas categorias. Calebe brilhou na modalidade de Kumite, categoria sub-14. Com muita garra e determinação, o...
Continuar lendo...