Sindilojas Brusque participa de reunião sobre tributação e reforma tributária

Na sexta-feira (22), o presidente da Fecomércio Santa Catarina, Hélio Dagnoni, participou de uma reunião estratégica com os governadores do Sul e Sudeste durante a 12ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis. Ele estava acompanhado dos vice-presidentes Bento Ferrari, Marcelo Gevaerd, que também é presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sindilojas), André Ostermann, do empresário Matheus Hang, da Havan, e do gerente de Relações Governamentais, Elder Arceno.

O evento, que teve início na quinta-feira, 21, reuniu lideranças de sete estados — Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo —, que representam mais de 114 milhões de brasileiros (56,5% da população) e cerca de 70% do PIB nacional. 

O encontro da Fecomércio com os governadores foi uma agenda restrita a cinco empresários, organizada pela Casa Militar, para tratar de temas prioritários para o varejo e os serviços. Dois assuntos dominaram as discussões: a reforma tributária para o setor de serviços e a tributação de marketplaces estrangeiros.  

Na oportunidade, a Fecomércio destacou a necessidade de equalizar as alíquotas aplicadas aos marketplaces estrangeiros, equiparando-as às condições enfrentadas pelos empresários locais. A proposta foi bem recebida, com os governadores manifestando apoio à medida, que visa proteger a competitividade do setor nacional. Além do governador anfitrião, Jorginho Mello, estiveram presentes nesta agenda com a Fecomércio os governadores Carlos Massa Ratinho Jr. (PR), Romeu Zema (MG), Renato Casagrande (ES), Claudio Castro (RJ), e o vice-governador do RS, Gabriel Souza.  

O presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, avaliou a reunião de forma positiva, destacando a compreensão dos governadores sobre os desafios enfrentados pelo comércio e serviços. “O que foi apresentado mostrou aos governadores as dores do setor, como a carga tributária e os problemas relacionados aos marketplaces estrangeiros. Eles compreenderam a gravidade da situação e demonstraram disposição em levar essas questões ao governo federal para buscar soluções. Isso é fundamental, pois, se não agirmos hoje, amanhã o setor pode enfrentar sérias dificuldades. Foi muito positivo eles entenderem e reconhecerem o que pedimos”, afirmou Gevaerd.

O empresário Matheus Hang, da Havan, destacou a necessidade de uma equiparação tributária para garantir condições justas de concorrência entre os negócios locais e os marketplaces estrangeiros. “Quem vem de fora do Brasil, sem gerar empregos aqui, não pode pagar menos impostos do que quem está dentro, empregando milhares de brasileiros. O que estamos pedindo é uma equiparação para que todos paguem o mesmo imposto e possamos ter uma concorrência leal. Essa desigualdade afeta principalmente os pequenos empresários, que são os primeiros a sofrer e, muitas vezes, fechar as portas. Se continuarmos assim, corremos o risco de que, no futuro, tudo seja produzido e comercializado por gigantes internacionais, como a China, prejudicando a economia brasileira como um todo”, ressaltou Hang.

Durante os três dias do Cosud, cerca de 500 servidores públicos dos estados do Sul e Sudeste se reúnem em câmaras temáticas para discutir até dois assuntos distintos por área, garantindo diálogos focados e produtivos. Os debates abrangem temas estratégicos como Segurança Pública, Meio Ambiente, Economia, Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano, reforçando o compromisso de cooperação entre os estados.  

A participação do presidente do Sindilojas Brusque e VP da Fecomércio, Marcelo Gevaerd, nessa importante reunião, reflete o empenho do sindicato em levar as pautas do comércio e serviços da região para discussões de grande relevância econômica e social.

Cacá Tavares comemora o desempenho do 23º Rock na Praça

Na sessão ordinária desta terça-feira (19), o vereador Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), destacou a realização do 23º Rock na Praça. O evento, promovido pela Fundação Cultural de Brusque, ocorreu no dia 15. “Foi um sucesso absoluto. Desde que começou às 14h, até quando terminou, por volta de 23h30, cerca de quatro mil pessoas passaram pela Praça da Cidadania, em um evento sensacional, muito...
Continuar lendo...

Quadricolor realiza último treino antes do jogo contra o América-MG

A reapresentação do elenco aconteceu na quarta-feira (20), e na tarde desta sexta-feira (22), no estádio Augusto Bauer, o Quadricolor realizou o último treino antes da partida contra o América-MG, pela última rodada da Série B. O jogo acontece no domingo (24), às 18h30, na Arena Independência.  O último treino teve como objetivo os ajustes na bola parada, tanto no setor ofensivo quanto defensivo e na sequência...
Continuar lendo...

Polícia prende mulher em flagrante por tráfico de drogas em Brusque

Policiais da Delegacia de Investigação Criminal - DIC de Brusque realizavam diligências em um condomínio residencial situado no bairro Águas Claras, para apurar informações relacionadas ao tráfico de drogas, na tarde desta sexta-feira (22). Segundo a Polícia. no decorrer da diligência, os policiais avistaram a movimentação de dois homens que se dirigiram a um dos blocos do condomínio. Ao se aproximarem...
Continuar lendo...