(VÍDEO) Empresário denuncia insegurança jurídica e risco de fechamento de usina em Brusque

Em entrevista ao Rádio Revista Cidade desta terça-feira (3), o empresário Amilton Gamba, atualmente representante da Arga Processadora de Resíduos, fez um apelo contra o Projeto de Lei Ordinária que revoga a lei N 4409 de 8 de setembro de 2021, que está na pauta de votação hoje da Câmara de Brusque, que propõe revogar a doação do terreno onde opera a usina da empresa. Segundo ele, a iniciativa do Executivo coloca em risco os empregos, os investimentos realizados e o potencial ecológico do empreendimento.

Gamba relatou que a usina foi concebida para transformar resíduos orgânicos em energia elétrica e adubo, com capacidade para atender até 2 mil residências. Apesar de aprovada e licenciada por todos os órgãos competentes, enfrentou resistência de moradores da comunidade Limeira, que teriam pressionado para inviabilizar a operação. “Sofremos muito com isso. Investimos milhões, mas acabamos transferindo as cotas da empresa por falta de caixa, após 19 meses de manutenção”, afirmou.

O empresário também destacou o impacto ambiental positivo do projeto, que promete energia limpa, sem agredir a natureza. No entanto, acusou o prefeito de adotar uma postura contrária desde sua gestão anterior, influenciado por interesses locais. “O prefeito sempre foi contra a usina. Agora, promove um casuísmo jurídico para inviabilizar nosso trabalho”, disse.

Amilton criticou a rapidez com que o projeto chegou à Câmara, alegando que a votação em regime de urgência não permite análise técnica adequada. Ele afirmou que o fechamento da usina comprometerá empregos diretos e indiretos, além de gerar insegurança para investidores. “Se essa medida for consumada, Brusque será vista como uma cidade sem ambiente para negócios. Isso é um ato de tirania”, declarou.

Por fim, Gamba pediu aos vereadores que encaminhem o caso ao Judiciário, argumentando que a decisão deve ser tomada por uma instância imparcial. “É uma questão de justiça e respeito ao esforço empreendedor. A Câmara não pode compactuar com essa infâmia”, concluiu.

Suspeito de estupro no Paraná é preso pela Polícia Civil

Na tarde desta segunda-feira (2), por volta das 15h, agentes da Delegacia de Repressão a Roubos –DRR, vinculada ao Departamento de Investigações Criminais de Blumenau, cumpriram um mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de um homem, de 36 anos, suspeito de estupro na cidade de Paranacity/PR. O crime teria sido cometido naquela cidade no ano de 2019.  Segundo a Policia, após diligências, o homem foi localizado e preso na rua...
Continuar lendo...

Diretores da AmpeBr participam do Congresso Latino-Americano da Micro e Pequena Empresa

O presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), Mauro Schoening, e o diretor Silvio Cesar Gonçalves, participaram nos dias 28 e 29 de novembro, em Curitiba (PR), do 8º Congresso Latino-Americano da Micro e Pequena Empresa. O evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e também no Parque Barigui, e contou com a presença do presidente da...
Continuar lendo...

Apae de Brusque divulga ganhadores da Rifa 2024

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque divulgou na tarde desta segunda-feira, 2 de dezembro, os ganhadores da rifa 2024 da entidade. O evento foi realizado na sede da instituição, com a presença de integrantes da diretoria da Apae, usuários e colaboradores. Os resultados da rifa aconteceram pela sequência do sorteio realizado pela Loteria Federal, no último sábado, 30 de novembro. Na semana passada, todos...
Continuar lendo...