Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Brusque nesta terça-feira (3), os vereadores Valdir Hinselmann (PL) e Rodrigo Voltolini (PSDB) falaram sobre a reunião que tiveram com representantes da empresa Veolia, responsável pela coleta de lixo. A reunião ocorreu após solicitações feitas em sessões anteriores, cobrando explicações sobre os horários de coleta em momentos de trânsito intenso.
Hinselmann destacou que a empresa está estudando mudanças, especialmente no bairro Azambuja, que motivou o pedido de explicações.
“Esse trabalho foi importante, do requerimento que fizemos para que a Veolia estivesse presente aqui na Casa. Eles acabaram não vindo, mas tivemos uma reunião na sede deles, onde apresentamos as dificuldades que a população tem enfrentado, principalmente na rua Azambuja, por causa do trânsito e dos horários de pico para a coleta. Solicitamos mudanças, e eles estão fazendo alguns testes. Na rua Azambuja, por exemplo, vão tentar começar as coletas às 14h30 e terminar por volta das 17h. Se não der certo, vão testar das 19h às 22h”, explicou Hilsemann.
Rodrigo Voltolini, por sua vez, falou sobre um projeto para a distribuição de sacolas amarelas, que ajudariam a diferenciar o lixo comum do reciclável. Ele mencionou que essa prática já é realizada em outras cidades do Brasil.
“Em conjunto com o vereador Valdir e o Jean Dalmolin, vamos fazer uma indicação e, depois, desenvolver um projeto para introduzir as sacolas amarelas. Se der certo, este saco amarelo, que mostra que é reciclável, vai facilitar para os catadores e tambem para a empresa durante a coleta do lixo”, comentou Voltolini.
O vereador também explicou como essas sacolas seriam fornecidas:
“Queremos que a prefeitura forneça essas sacolas a todas as residências ou que a empresa faça uma parceria para distribuir. A ideia é que as pessoas utilizem essas sacolas e possam trocar sempre, facilitando a identificação do lixo reciclável.”