Prefeito eleito de Botuverá solicita retomada de transição após suspensão por decreto

No final da tarde desta terça-feira (3), a equipe de transição do prefeito eleito de Botuverá, Victor José Wietcowsky, entregou um ofício à Prefeitura Municipal solicitando a retomada imediata dos trabalhos de transição de governo. A solicitação ocorre após a suspensão do processo de transição por meio do Decreto Municipal nº 3.368/2024, editado pela atual administração, sob a gestão do prefeito Alcir Merisio.

No documento, Wietcowsky argumenta que a decisão monocrática do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proferida no último dia 21 de novembro, que indeferiu sua candidatura, não tem efeito imediato. Isso porque, em 24 de novembro, foi apresentado um recurso de Agravo Regimental, levando a discussão ao plenário do TSE. Enquanto o caso não transitar em julgado, os efeitos da decisão monocrática estão suspensos.

“A decisão monocrática não precluiu e não houve a concessão de qualquer medida liminar com eficácia imediata. Assim, o resultado das eleições municipais de 2024 permanece válido, e eu, como prefeito eleito, inclusive serei diplomado e poderei ser empossado, salvo decisão contrária do plenário do TSE”, afirmou Wietcowsky.

O prefeito eleito também destacou que a interrupção do processo de transição, além de ser considerada arbitrária, pode trazer prejuízos significativos ao município, à administração pública e à população. A falta de informações e de continuidade no planejamento das ações governamentais pode impactar diretamente a prestação de serviços essenciais.

Em nota, Wietcowsky reforçou a importância de manter o diálogo e a transparência no processo: “O trabalho de transição não deve ser paralisado, pois prejudicaria o andamento do atendimento público. Vamos aguardar o posicionamento da atual administração e continuar prezando pelo respeito e pela legalidade”.

Até o momento, a gestão do prefeito Alcir Merisio não se manifestou sobre o pedido de revogação do decreto e a retomada da transição.

Câmara cancela doação de área para empresa em Brusque

Em sessão realizada nesta terça-feira (3), a Câmara de Brusque aprovou, em regime de urgência, o projeto de lei que revoga a doação de um terreno à empresa Arga Processadora de Resíduos Ltda. A decisão foi motivada pela comprovação de inadimplência da empresa, segundo a prefeitura. O projeto recebeu 12 votos favoráveis, um contrário, do vereador Rodrigo Voltolini (PSDB), e uma abstenção,...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Vereadores discutem mudanças nos horários de coleta de lixo

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Brusque nesta terça-feira (3), os vereadores Valdir Hinselmann (PL) e Rodrigo Voltolini (PSDB) falaram sobre a reunião que tiveram com representantes da empresa Veolia, responsável pela coleta de lixo. A reunião ocorreu após solicitações feitas em sessões anteriores, cobrando explicações sobre os horários de coleta em momentos de trânsito...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Morador de Brasília procura irmã em Brusque

Separado da irmã há cerca de 60 anos, Alexandre Oliveira de Araújo veio especialmente de Brasília com a esperança de reencontrá-la em Brusque. Ele soube que a irmã pode estar na cidade por outro irmão, porém o mesmo já faleceu. Alexandre tem poucas informações sobre a irmã. Ele disse não ter certeza se o nome dela é Dinorá, no entanto soube que o apelido é Diná. Falou ainda que eles são irmãos apenas por parte de pai, cujo nome é Cesariano Dias de Araújo. De acordo com...
Continuar lendo...