(VÍDEO) “É um cargo de muita responsabilidade”, diz Cristiana, primeira mulher que presidirá a OAB – Subseção de Brusque

A advogada Cristiana Guérios participou do Rádio Revista Cidade desta quarta-feira (4). Há duas semanas, ela foi eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Brusque. Cristiana será a primeira mulher a liderar a Subseção de Brusque, instituída há 46 anos. “É um cargo de muita responsabilidade, de muita honra. Eu estou representando todos os advogados de Brusque, Guabiruba e Botuverá”, destacou.
 
A Chapa 101, única a disputar a eleição, obteve 83% dos votos válidos, . A eleição contou com 581 votos válidos, dos quais a Chapa 101 recebeu 481. Foram registrados 48 votos em branco e 52 votos nulos.
 
O vice-presidente será Ricardo Henrique Hoffmann como vice-presidente, a secretária-geral será Simone Regina Moser, Daniela Lang vai ser a tesoureira e Edson Roberto Fidelis o secretário-geral adjunto. A Chapa 101 estará à frente da Subseção no triênio 2025/2027. A data da posse ainda não foi definida.
 
Cristiana falou que a nova diretoria tentará fortalecer o relacionamento com os delegados, o Judiciário e o Ministério Público. “Isso eu pretendo fazer assim que assumir, ter essa conversa com todos eles, para que a gente tenha realmente um bom relacionamento.” Ela lembrou que as prerrogativas dos advogados serão priorizadas. Segundo ela, Brusque conta com quase 900 advogados.
 
A nova presidente disse que continuarão sendo ofertados os cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA). Além do aprimoramento profissional, ela assinalou que os advogados poderão se aperfeiçoar pessoalmente, pois a intenção é desenvolver ações voltadas ao equilíbrio emocional deles.
 
Também está nos planos um banco de currículos para oportunizar o ingresso no mercado de trabalho de quem está estudando e o retorno dos que já se formaram. Cristiana comentou que mudou o perfil da advocacia no Brasil. Hoje, conforme ela, o país tem 33% de advogados com menos de cinco anos de profissão. “Temos advogados muito jovens e que precisam ter todo esse suporte”, concluiu.