Até a manhã desta segunda-feira (9), as chuvas que ocorrem em Brusque desde sexta-feira (6) causaram menos problemas do que estava sendo aguardado pela Defesa Civil da cidade. O coordenador do órgão no município, Edevilson Cugiki, participou do Rádio Revista Cidade desta segunda-feira (9). Ele disse que, felizmente, o acumulado é de 74mm até o momento. “Estamos chegando perto dos 90mm (volume previsto inicialmente)”, destacou.
Cugiki informou que o rio Itajaí-Mirim atingiu 2,52m em Vidal Ramos e 3,11m em Botuverá. Ele ressaltou que o órgão está monitorando a situação em Brusque. A previsão é que o rio chegue a 4,10m por volta das 13h30 desta segunda-feira.
O coordenador lembrou que o clima para esta época do ano era para ser de tempestades de fins de tarde, com trovoadas, as chamadas tempestades de verão. Porém, devido às mudanças climáticas, está ocorrendo mudança no nosso padrão de tempo. “Estamos nos aproximando do verão, mas mesmo no verão tem a possibilidade da passagem de frente fria com foi agora no final de semana. Só que tem sido um pouco mais corriqueiro.” Ele frisou que as mudanças de estação nem sempre são cronológicas e sim muito mais meteorológicas, por isso os períodos de instabilidade.



