Na noite desta terça-feira (10), durante a sessão da Câmara de Vereadores de Brusque, a vereadora Marlina Oliveira (PT) levantou uma polêmica sobre a perda de uma equipe de saúde bucal pela Secretaria de Saúde de Brusque.
Segundo a parlamentar, a perda teria ocorrido devido à falta de envio de documentos ao Ministério da Saúde.
“Hoje foi publicado no Diário Oficial da União o descredenciamento de uma unidade básica, uma unidade de saúde bucal no nosso município. Nosso município tinha 28 unidades e, agora, perde uma. Isso significa o quê? Perdemos um dentista, um cirurgião-dentista e uma auxiliar. Quando lemos a portaria, que é de amplo acesso e qualquer pessoa pode consultar, fica claro que o motivo foi a falta de cadastro. Ou seja, incompetência, falta de cuidado e de atenção com a população. Sabemos que o tratamento dentário é extremamente caro e, sem a atuação do SUS, a população sofreria ainda mais. Nada justifica perder uma equipe de saúde bucal por incompetência”, comentou Marlina.
Ela destacou ainda que tentou contato com a secretária de Saúde antes da sessão.
“Tentamos contato com a secretária de Saúde até o horário da sessão. Ela nos informou que iria averiguar, o que demonstra que não tinha conhecimento desse descredenciamento. Os fatos estão aí: não houve o cadastro, e perdemos. Aonde está o responsável? Está em Brusque? Está cuidando da Secretaria? É para isso que temos secretários: para zelar e não para perder. Espero que a secretária nos responda e esclareça o que aconteceu.”
A reportagem também procurou o líder do governo, vereador Valdir Hinselmann (PL), que comentou sobre o caso:
“Recebemos essa informação no final da tarde, por volta das 16h30. Já fiz contato com a secretária e com o diretor Victor para entender o que aconteceu. Pedi para que eles levantassem os dados e também entrassem em contato para realmente entender qual foi o processo, o que ocorreu no governo federal e o motivo da retirada dessa equipe de saúde bucal. Na próxima quinta-feira (12), levaremos esse assunto para a sessão da Câmara, para que se explique e se esclareça, com certeza, o motivo da retirada dessa equipe de saúde bucal do município”, explicou Valdir.