A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) formou 363 novos sargentos no Curso de Formação de Sargentos 2024.2 (CFS) em solenidades realizadas em diferentes regiões, incluindo Florianópolis, Chapecó, Lages, Tubarão, Joinville, Criciúma, Blumenau, São Miguel do Oeste e Jaraguá do Sul, na sexta e quinta-feira, 13 e 12 respectivamente.
Promovido pela Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), o curso contou com 510 horas-aula distribuídas em 15 semanas. A formação capacitou os policiais para as novas funções, com foco no comando e orientação de tropa, alinhando-se à filosofia de ordem pública e defesa do cidadão.
Durante a capacitação, os militares passaram por instruções teóricas e práticas, estágios, escalas de serviço e operações no campo da segurança pública, buscando proporcionar uma nova dimensão aos novos sargentos, dando enfoque para as atividades fins.
O secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, coronel BM RR Flávio Rogério Pereira Graff, destacou que "celebramos hoje um marco significativo para a Polícia Militar de Santa Catarina e para os novos sargentos que, com dedicação e esforço, superaram meses de estudos e treinamentos. A missão que vocês abraçam vai muito além do conhecimento técnico; exige confiança, habilidade e respeito, valores que sustentam a excelência da corporação”.
O comandante-geral da PMSC, coronel Pelozato, elencou as ações da corporação durante o ano de 2024 e parabenizou todos os formandos. “Essa formatura representa não apenas o avanço na carreira de cada um dos novos sargentos, mas também o fortalecimento da nossa instituição e do compromisso com a ordem pública. Cada um desses profissionais está preparado para liderar com excelência e honrar os valores da Polícia Militar de Santa Catarina, contribuindo de maneira decisiva para a sociedade catarinense”, finalizou.