A despedida do verão será marcada por condições climáticas instáveis em Santa Catarina, alternando entre dias de sol e outros com possibilidade de chuva, a partir de quarta-feira (18), dependendo da região. Segundo a Epagri/Ciram, as temperaturas máximas devem subir e podem alcançar até 30°C.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, na segunda-feira (16), a umidade trazida pela ação de um ciclone no mar manterá as nuvens no Estado, com possibilidade de chuvas isoladas e passageiras, tanto nas áreas centrais quanto no litoral. O sol pode aparecer entre as nuvens, fazendo com que as temperaturas aumentem, enquanto os ventos permanecerão fracos a moderados.
Na terça-feira (17), uma massa de ar seco vai estabilizar o tempo, garantindo a presença do sol no Estado. No litoral, os ventos de sul/sudeste podem trazer nuvens e chuvas nos extremos do dia.
Na quarta-feira (18), a mudança nos ventos para o leste vai provocar o aumento da nebulosidade, especialmente no litoral e nos planaltos. Nessas regiões, há previsão de chuvas fracas, enquanto o Grande Oeste deve permanecer ensolarado, com altas temperaturas, podendo atingir os 30°C.
A partir da quinta-feira (19), uma área de baixa pressão pode ocasionar tempestades no final do dia no Oeste Catarinense. No litoral, a nebulosidade persiste e as tempestades devem ocorrer apenas na madrugada de sexta-feira (20), último dia de primavera.