Os profissionais dos veículos de comunicação de Brusque conheceram a nova sede da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil, na tarde desta terça-feira (17). As novas instalações serão inauguradas no começo do próximo ano. O prédio fica ao lado da Praça Sesquicentenário.
O delegado regional, Fernando de Faveri, assinalou que a visitação feita nessa terça não foi uma cerimônia oficial, uma vez que o espaço será inaugurado pelas autoridades oficiais de Florianópolis em data e horário agendados. “O agendamento de datas no mês de dezembro não é muito fácil. Não é muito simples para nós, que está quando você envolve várias autoridades de escalões do Estado.”
De acordo com ele, a previsão é que a inauguração oficial seja em janeiro, no entanto a equipe da DIC já está autorizada a trabalhar no novo local.
O delegado destacou que a visitação serviu como prestação de contas à imprensa e, principalmente, à população. “Essa delegacia vem se arrastando há algum tempo. Os anúncios de que ela ficaria pronta. Prestação de contas aos doadores. Foram muitos doadores. Prestação de contas aos gestores do convênio municipal, porque a reforma externa foi o convênio municipal. A parceria do Poder Público foi essencial”, afirmou.
Os móveis da nova sede são planejados. Conforme Faveri, os mesmos foram adquiridos através de doações de empresários locais e da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBR). O delegado disse que os parceiros serão homenageados na inauguração e que, além da placa oficial, terá uma placa com os nomes deles.
“As duas (placas) vão eternizar os nomes dos doadores que contribuíram para que esses móveis fossem feitos sob medida, num padrão de qualidade superior e muito diferente do que você encontra aí ao longo do estado de Santa Catarina”, declarou.
Responsável pela DIC, o delegado Fernando Farias falou que será feita, agora, a transferência dos computadores e das impressoras. “Isso vai ficar para o ano que vem”, disse. Segundo ele, a nova sede será um marco divisório para Brusque. “A DIC já vem recebendo investimentos desde agosto, quando a gente acabou por extinguir a DFR (Divisão de Furtos e Roubos), repassando o efetivo da DFR para a DIC. Então, já houve um implemento do material humano. Agora, a gente está tentando um implemento na estrutura, com viaturas sendo recebidas também. Estrutura nova, computadores novos. Realmente, a partir do ano que vem vai ser possível fazer um trabalho de excelência aqui à frente da DIC de Brusque”, afirmou.