Os quatro anos de Alcir Merizio (MDB) à frente da prefeitura de Botuverá foram destacados no Rádio Revista Cidade desta quinta-feira (19). O chefe do Executivo fez um balanço de sua gestão e falou que optou por não tentar a reeleição, pois quer se dedicar aos negócios e à família. “Está terminando um ciclo. Uma página das nossas vidas, do nosso trabalho. Acho que o nosso plano foi bem executado. Foi uma experiência muito boa ser prefeito na cidade de Botuverá”, avaliou.
Devido à burocracia, Merizio comentou que não conseguirá inaugurar a nova ponte na rua Henrique Vanelli. “Fiquei muito frustrado. A gente batalhou para conseguir recursos para fazer aquela ponte ali do Vanelli. A gente foi ao governo e conseguimos recursos. Fizemos o projeto, fizemos a licitação. Teve uma empresa vencedora. A gente entrou em contato com ela imediatamente, para iniciar a obra rápido. A empresa (disse) até o final do ano essa ponte vai ser entregue e não aconteceu”, lamentou. “A ponte, ela está sendo trabalhada, está sendo executada, mas ela não vai ficar pronta (até 31 de dezembro deste ano quando encerrará seu mandato).”
O prefeito disse que os processos licitatórios demandam tempo. Ele destacou que a prefeitura alargou seis pontes que eram estreitas, porém em uma delas o serviço ainda não foi concluído.
Uma das obras que ele considera que será marca do seu governo é a da subestação da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). A prefeitura doou o terreno à empresa para a construção da subestação. A inauguração está prevista para 2025 ou 2026.
Merizio deseja sucesso a próxima gestão. "Estou saindo como prefeito, mas a prefeitura fica lá. Eu sou morador. Sou nascido em Botuverá. A minha raiz é ali. Quero que o nosso município vá bem”, afirmou.
Saúde
O Hospital Azambuja, em Brusque, continua sendo de referência para os botuveraenses. No entanto, o prefeito ressaltou que o Hospital Dom Joaquim já está oferecendo os exames de tomografia, ultrassonografia e de ressonância magnética. Ele salientou que Botuverá é hoje o 15º município de Santa Catarina, entre as 295 cidades do estado, que oferece melhor atendimento na área da saúde, segundo dados do Ministério da Saúde.
Pandemia e enchentes
Quando Merizio assumiu a prefeitura em janeiro de 2021, a pandemia de Covid estava no auge. Além desse desafio, ele lembrou as enxurradas e as enchentes que atingiram a cidade ao longo desses quatro anos. “Prejudicou, porque a gente tinha um planejamento, a gente tinha um projeto.”
Obras feitas
O chefe do Executivo finalizou a entrevista dizendo que acredita que a barragem de Botuverá vai sair do papel, assim como está otimista que será concluída a pavimentação da estrada que liga o município a Vidal Ramos. Ele ressaltou que a cidade avançou muito com as ações da atual gestão. Das obras feitas, ele citou algumas, como a reforma do Ginásio Imigrantes, as construções de quadras esportivas e da capela mortuária, e as revitalizações dos cemitérios.