DIC de Brusque intensifica operações e realiza mais de 180 ações de repressão ao crime

A Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Brusque protagonizou uma série de operações em 2024, resultando em um expressivo cumprimento de 108 mandados de busca e apreensão, além de 60 mandados de prisão, que incluem prisões temporárias, preventivas e aquelas oriundas de sentenças condenatórias. Para completar o intenso trabalho, foram realizadas ainda 20 prisões em flagrante, totalizando mais de 180 iniciativas de enfrentamento ao crime no decorrer do presente ano.

As operações visam desarticular organizações criminosas, reduzir indicadores criminais e aumentar a segurança da população. Segundo o delegado responsável, as ações foram planejadas em resposta ao aumento de delitos em algumas regiões, bem como para desarticular integrantes de organizações criminosas responsáveis por atuar especialmente no tráfico de drogas e crimes dele decorrentes, como furtos e roubos.

“Nosso compromisso é manter o Município de Brusque como um dos mais seguros do Estado. Este ano foram registrados apenas 2 homicídios, que foram esclarecidos com a indicação de autoria e identificação da motivação. Este é o sétimo ano consecutivo em que a delegacia mantém 100% dos homicídios solucionados. As operações são resultado de um trabalho intenso de investigação e colaboração com outras instituições e forças de segurança”, esclarece o Delegado Fernando Farias, titular da DIC de Brusque.

Em relação aos crimes de roubo, que passaram a integrar o rol de atribuições da DIC, registrou-se uma queda expressiva de aproximadamente 50% neste crime, considerando os 38 boletins de ocorrência registrados. Além da redução no número de ocorrências, foram solucionados mais de 90% dos crimes desta natureza praticados em residência ou em comércio.

Ainda sobre os crimes patrimoniais, a antiga DFR, que passou a integrar a DIC de Brusque, registrou a apreensão de mais de R$100mil em bens.

Além das prisões e apreensões, a DIC destacou a importância da colaboração dos cidadãos, que têm contribuído com denúncias anônimas e informações que ajudam nas investigações. Em razão disso, a delegacia estabeleceu canais de comunicação para facilitar esse contato, que podem ser realizados pelas redes sociais ou telefone.

As operações devem continuar ao longo do ano próximo ano, com o objetivo de manter a pressão sobre grupos criminosos e garantir a tranquilidade da população.

Vechi anuncia nomes do primeiro escalão

Nesta sexta-feira (20,) o prefeito André Vechi (PL), ao lado do vice-prefeito Deco Batisti (PL), decidiu os nomes que ficarão à frente do primeiro escalão governamental já a partir de 2025.  De acordo com o prefeito, as escolhas foram baseadas em critérios técnicos, com uma orientação totalmente voltada para os resultados. “Este é um critério importante para nossa gestão, contar com uma equipe...
Continuar lendo...

Reunião no MP aborda fiscalização das comunidades terapêuticas

O gestor da Comunidade Bethânia, Anderson Bento Garcia, participou, na tarde de quarta-feira (18), de uma importante reunião sobre as ações do Programa Saúde Mental em Rede, realizada na sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O encontro foi com o procurador Douglas Roberto Martins, Promotor do Ministério Público de Santa Catarina, e teve como destaque as fiscalizações nas Comunidades Terapêuticas e o...
Continuar lendo...

Personagens da Disney participarão do Sonhos de Natal deste sábado

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque convida a comunidade para prestigiar o show infantil "Spectacular Disney Natalino", neste sábado (21). Mickey Mouse, Minnie Mouse, Pateta e Pato Donald estarão na Praça Barão de Schneeburg, às 20h30, com muitas mágicas e ditribuição de brindes. O show é uma das atrações da programação Sonhos de Natal, que encerrará...
Continuar lendo...