Gincana da Imunização aplica mais de 10 mil doses de vacinas

A segunda edição da Gincana da Imunização, promovida pela Vigilância em Saúde de Brusque, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente, Atenção Primária, Secretaria Municipal de Educação e o Programa Saúde na Escola, conheceu seus vencedores na quinta-feira (19). 

Realizada entre os dias 28 de outubro e 29 de novembro, a iniciativa garantiu a aplicação de 10.771 doses de vacinas, com foco na imunização contra dengue, HPV e meningocócica ACWY em adolescentes de 10 a 14 anos.

Na categoria com sala de vacinação, a UBS Paquetá conquistou o primeiro lugar, seguida pela UBS Santa Terezinha em segundo e pela UBS Guarani na terceira posição. Já entre as equipes sem sala de vacinação, a UBS Centro foi a vencedora, enquanto a UBS Azambuja/Primeiro de Maio ficou em segundo lugar e a UBA Ema II completou o pódio em terceiro. Na categoria Criatividade, o destaque foi a UBS Maluche, que apresentou as estratégias mais inovadoras ao longo do período da gincana.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Natalia Cabral Marchi, a gincana foi uma continuidade da primeira edição, realizada em 2022, com o objetivo de melhorar as coberturas vacinais e incentivar a interação e a criatividade entre as equipes. “A 2ª Gincana de Imunização veio numa proposta de continuidade a um projeto criado em 2022. Ali nós lançamos um desafio para as equipes, para a melhoria das coberturas vacinais e para a interação e criatividade entre elas. A primeira gincana trouxe resultados maravilhosos, muita integração entre as equipes, criatividade, surgiram projetos que a gente não imaginava e despertou uma grande alegria entre eles”, destaca.

A edição de 2024  concentrou esforços em vacinas de difícil adesão.  “Os adolescentes são um público que temos maior dificuldade em acessar, então foi lançado esse novo desafio para todas as unidades, com ou sem sala de vacina. O resultado da mobilização das equipes foi tão produtivo, tão bacana, que a comissão julgadora criou uma categoria especial, premiando a criatividade e o empenho”, explica Natalia.

Durante os 30 dias de gincana, as equipes desenvolveram ações dentro das escolas, com o apoio da Secretaria de Educação, além de empresas e comércios locais. “A colaboração da comunidade brusquense e dos empresários foi essencial. Foram 10.771 doses aplicadas em todas as faixas etárias, e tivemos um aumento significativo na cobertura vacinal dos adolescentes, que era nossa meta principal”, conclui a coordenadora.

Alunos do Bombeiro Comunitário recebem uniformes

Na manhã desta sexta-feira (21), o Corpo de Bombeiros de Botuverá, em parceria com a prefeitura, entregou oficialmente os uniformes aos 16 alunos do projeto Bombeiro Comunitário (BC). Presentes na ocasião, o prefeito Alcir Merízio e o vice Valmor Costa destacaram a importância do programa para a formação e capacitação dos jovens da comunidade. “Parabenizamos os futuros formandos e agradecemos a todos os envolvidos pelo...
Continuar lendo...

Abel Moda Vôlei jogará contra o Pinheiros neste sábado

O Abel Moda Vôlei enfrentará em casa, neste sábado (21), a partir das 18h, o Esporte Clube Pinheiros pela 11ª rodada da Superliga A. Será o primeiro jogo dessa temporada na Arena, em Brusque. O técnico do time brusquense, Maurício Thomás, deseja que a Arena esteja lotada, assim como da outra vez que participaram da Superliga A. “Convido nossos torcedores a lotarem a Arena. A energia de vocês é incrível e faz toda a...
Continuar lendo...

Família pede ajuda para encontrar jovem desaparecido em Canelinha

Familiares de Eduardo Inácio, de 21 anos, pedem ajuda para ajudar a localizar o rapaz que desapareceu na última terça-feira (17), durante à noite. Eduardo é residente de Canelinha, mas possuí parentes em Brusque. Ele foi visto pela última vez saindo de sua residência a pé, situada no centro de Canelinha. Eduardo estava vestindo uma bermuda marrom escura e uma camisa vermelha quando desapareceu.   Qualquer...
Continuar lendo...