A segunda edição da Gincana da Imunização, promovida pela Vigilância em Saúde de Brusque, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente, Atenção Primária, Secretaria Municipal de Educação e o Programa Saúde na Escola, conheceu seus vencedores na quinta-feira (19).
Realizada entre os dias 28 de outubro e 29 de novembro, a iniciativa garantiu a aplicação de 10.771 doses de vacinas, com foco na imunização contra dengue, HPV e meningocócica ACWY em adolescentes de 10 a 14 anos.
Na categoria com sala de vacinação, a UBS Paquetá conquistou o primeiro lugar, seguida pela UBS Santa Terezinha em segundo e pela UBS Guarani na terceira posição. Já entre as equipes sem sala de vacinação, a UBS Centro foi a vencedora, enquanto a UBS Azambuja/Primeiro de Maio ficou em segundo lugar e a UBA Ema II completou o pódio em terceiro. Na categoria Criatividade, o destaque foi a UBS Maluche, que apresentou as estratégias mais inovadoras ao longo do período da gincana.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Natalia Cabral Marchi, a gincana foi uma continuidade da primeira edição, realizada em 2022, com o objetivo de melhorar as coberturas vacinais e incentivar a interação e a criatividade entre as equipes. “A 2ª Gincana de Imunização veio numa proposta de continuidade a um projeto criado em 2022. Ali nós lançamos um desafio para as equipes, para a melhoria das coberturas vacinais e para a interação e criatividade entre elas. A primeira gincana trouxe resultados maravilhosos, muita integração entre as equipes, criatividade, surgiram projetos que a gente não imaginava e despertou uma grande alegria entre eles”, destaca.
A edição de 2024 concentrou esforços em vacinas de difícil adesão. “Os adolescentes são um público que temos maior dificuldade em acessar, então foi lançado esse novo desafio para todas as unidades, com ou sem sala de vacina. O resultado da mobilização das equipes foi tão produtivo, tão bacana, que a comissão julgadora criou uma categoria especial, premiando a criatividade e o empenho”, explica Natalia.
Durante os 30 dias de gincana, as equipes desenvolveram ações dentro das escolas, com o apoio da Secretaria de Educação, além de empresas e comércios locais. “A colaboração da comunidade brusquense e dos empresários foi essencial. Foram 10.771 doses aplicadas em todas as faixas etárias, e tivemos um aumento significativo na cobertura vacinal dos adolescentes, que era nossa meta principal”, conclui a coordenadora.