Na manhã desta quinta-feira (26), a ponte do Maluche foi interditada para melhorias e deve permanecer assim pelos próximos 75 dias. Para orientar os motoristas que utilizavam a via, a Diretoria de Trânsito de Brusque iniciou a instalação de placas informativas em diversos pontos da cidade.
As placas têm como objetivo evitar que motoristas cheguem até o local e se deparem com a impossibilidade de acesso. Além disso, barreiras de terra foram colocadas nas cabeceiras da ponte para impedir a passagem de pedestres, motociclistas ou motoristas e, assim, prevenir acidentes.
As obras na ponte envolvem a remoção e construção de uma nova cabeceira próxima à Igreja Calvário, além da substituição dos gabiões. Essas intervenções visam à recuperação da estrutura da ponte.
Segundo Alex Gonçalves, secretário de Infraestrutura Estratégica, a previsão de conclusão é de 75 dias. "Apesar do cronograma, se o clima colaborar, queremos finalizar a obra o quanto antes, considerando que é uma área de grande fluxo de veículos", explicou.
A troca dos gabiões é uma etapa essencial para a continuidade da pavimentação da obra da Beira Rio na região. “Essa etapa precisa ser concluída antes para que possamos finalizar os trabalhos naquele trecho”, acrescentou o secretário.
Alex também destacou que os danos na ponte não foram causados pela obra em andamento ou pelas cheias. "O laudo faz parte de um levantamento amplo que avaliou diversas pontes em Brusque, incluindo a estrutura em questão, e identificou a necessidade de reparos para garantir a segurança e funcionalidade das obras de infraestrutura do município", concluiu.