Praia Central está totalmente própria para banho, segundo Emasa

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), de Balneário Camboriú, publicou no site da empresa, na semana passada, relatório de balneabilidade que aponta que todos os 10 pontos de coleta analisados da Praia Central estão próprios para banho. Nas praias Agrestes, dos cinco pontos onde foi feita a coleta, quatro estão próprios, e o medido na Lagoa de Taquaras está impróprio.

O resultado pode ser conferido no site da Emasa em: https://www.emasa.com.br/emasa/laboratorios/balneabilidade-praias--boletim-semanal.

As coletas foram feitas no dia 16 de dezembro. A partir de agora as análises da Emasa passarão a ser feitas três vezes por semana.

A Emasa não faz as coletas de balneabilidade nos dias de chuva, já que as precipitações interferem diretamente no resultado das análises. Ao todo, são monitorados quinze pontos, dez na Praia Central e cinco nas Praias Agrestes.

No relatório são levados em conta os resultados das cinco últimas coletas, conforme Artigo 9° previsto na Resolução CONAMA nº 274/2000, que define os critérios de balneabilidade em águas brasileiras. A empresa contratada pela Emasa para fazer o serviço é a Umwelt Biotecnologia Ambiental, empresa credenciada pelo IMA e acreditada no INMETRO, que atua há 27 anos no mercado.

Para ter a condição de PRÓPRIO para banho, cada local analisado tem que apresentar uma concentração de no máximo 800 NMP/100ml da bactéria Escherichi coli (E. coli), em 80 % de cinco amostras consecutivas. NMP é a abreviatura para Número Mais Provável.

Inscrições para seleção na área da educação encerram dia 3

A prefeitura de São João Batista lançou, neste mês, o edital do processo seletivo nº 07/2024, destinado à formação de cadastro reserva para o preenchimento de vagas temporárias na Secretaria Municipal de Educação para o ano letivo de 2025. Interessados em participar devem se inscrever até as 17h do dia 3 de janeiro de 2025 pelo site www.acesseconcursossc.com.br. O edital prevê o cadastro reserva para 25...
Continuar lendo...

Orçamento de 2025 terá execução provisória

O Congresso Nacional só vai concluir no ano que vem a votação do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025 (PLN 26/2024). A matéria aguarda a apresentação do relatório final pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA) na Comissão Mista de Orçamento (CMO), mas a análise deve ficar para depois do recesso parlamentar. Sem a Lei Orçamentária votada e sancionada pelo presidente da República...
Continuar lendo...

Sancionada lei que endurece penas para empresa que facilita turismo sexual

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta sexta-feira (27) a Lei 15.073/24. O texto, publicado no Diário Oficial da União (DOU), modifica a Política Nacional de Turismo para prever punições severas para os prestadores de serviços que facilitarem o turismo sexual. A norma define novas responsabilidades para os prestadores de serviços turísticos. Entre os deveres, foi incluída a...
Continuar lendo...