Quem quiser viajar com mais tranquilidade neste fim de ano pode contar com a operação Viagem Segura e com as redes de vizinhos da Polícia Militar. Na operação Viagem Segura, os policiais realizam visitas preventivas às residências para verificar se as mesmas estão em segurança. As patrulhas são feitas mediante cadastro dos proprietários dos imóveis, através do aplicativo PMSC. “Dentro do aplicativo vai ter a aba da rede de vizinhos. E na rede de vizinhos você encontra lá a Viagem Segura, que pode ser feito o cadastro dessa residência. É um diferencial do patrulhamento nesse período”, explicou o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Pedro Carlos Machado Júnior, convidado do Rádio Revista Cidade desta sexta-feira (27).
Já sobre as redes de vizinhos, o comandante destacou que Brusque conta com 123 redes. Essa iniciativa da PM foi implantada em 2016. De acordo com ele, os índices de criminalidade, especialmente furtos, tiveram uma redução de lá para cá. “A cada ano a gente consegue sempre um incremento e estatisticamente os estudos comprovam que a implementação das redes de vizinhos melhora muito a segurança pública no local que as redes foram instaladas.” O tenente-coronel assinalou que é muito importante os moradores observarem e denunciarem movimentações suspeitas nas residências do bairro onde moram. “Faz realmente uma diferença muito grande na segurança.”
O comandante recomendou que as pessoas instalem o aplicativo. “Tem diversas funcionalidades, pode gerar ocorrência naquela situação de emergência. As mulheres que tem a rede protetiva podem solicitar a aplicação da Rede Catarina, segurança, e acesso ao botão do pânico através do aplicativo. A criação da rede de vizinhos é a ferramenta que vai unir a sua comunidade, a sua rua, e vai com certeza melhorar os índices”, ressaltou. “Quanto mais houver a participação popular na segurança, melhores vão ser os resultados.”
Quem tiver interesse em participar de uma rede de vizinhos, deverá se cadastrar e preencher uma ficha de antecedentes criminais. “Quem tem algum problema criminal, ele não participa da rede de vizinhos”, destacou o comandante.
Sistema de monitoramento
Um convênio, voltado ao monitoramento das ruas da cidade, foi firmado entre a PM, a prefeitura de Brusque e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) há cerca de quatro anos. Por meio do acordo, os empresários investem nas câmeras de inteligência e a PM recebe o acesso. “Através desse acesso é que nós fazemos esse monitoramento. A cidade possui diversas câmeras já instaladas, onde a gente monitora e acompanha a movimentação de pessoas e veículos. Isso é o diferencial também que é o uso da tecnologia para auxiliar na segurança pública”, comentou o tenente-coronel.
Conforme ele, através do sistema, foi possível identificar veículos suspeitos, com registros de furto e de roubo, e veículos utilizados em crimes em outras cidades que se deslocaram para Brusque. “Tivemos muito sucesso sim, nessas ocorrências, devido à aplicação das câmeras e a aplicação da Polícia Militar.”
O comandante disse que a cada ano mais empresários estão aderindo ao sistema. “A prefeitura também participando através de convênio com o governo do Estado e o sistema de tecnologia da PM, da Secretaria de Segurança Pública. Vem sendo investido para melhorar ainda mais a tecnologia dessas câmeras, para reconhecimento facial, através da aplicação de algoritmos para poder fazer a identificação de atitudes suspeitas, com o intuito de prevenir ainda mais a criminalidade”, salientou.
Empresas de segurança privada
Com relação às empresas de segurança privada que estão divulgando que têm contato com a Polícia, o comandante frisou que a Polícia Militar não tem parceria com nenhuma empresa privada e que o órgão atua em prol da segurança de toda a população, não apenas de quem paga pelo serviço. Ele falou que a PM já acionou o Ministério Público sobre verificar os casos dessas empresas.
Dicas de segurança
Para a virada de ano, o tenente-coronel recomendou que quem ingerir bebida alcoólica não deve dirigir, tendo em vista que a embriaguez ao volante, além da desatenção, é um dos fatores que mais causa mortes no trânsito. “Tirando vidas, ceifando famílias.”
E para os quem forem comemorar a chegada de 2025 em casa, ele orientou para que tenham paciência com os vizinhos e mantenham o som em um ambiente tranquilo.