Após intensas disputas judiciais, a posse do prefeito eleito de Botuverá, Victor José Wietcowsky, e do vice-prefeito Kaioran Paloschi Paulini foi realizada na tarde desta quarta-feira (1). A cerimônia também marcou a posse dos nove vereadores eleitos e ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Botuverá.
Durante a solenidade, Victor falou da importância do momento e os desafios enfrentados.
"Como eu já falei no dia da diplomação, foi tudo muito difícil, muito duro para ser conquistado. É uma luta diária, a gente está travando ainda uma batalha judicial, mas houve muita conversa de que não ganharíamos a eleição, depois que não seríamos diplomados, depois que não tomaríamos posse no dia 1º de janeiro. Mas, graças a Deus, a Jesus e ao povo que escolheu democraticamente, estamos aqui. É uma emoção muito grande para mim. Eu já me emocionei no hino nacional. É uma honra ser prefeito da cidade, representar o povo, cuidar do povo. E assim como o povo todo que está ali fora no telão, que nunca vimos isso numa sessão solene de posse, o povo está junto. Estamos juntos com o povo, o povo está junto conosco, mas a responsabilidade é grande, porque eles estão colocando bastante esperança em nossa gestão e precisamos retribuir com muito trabalho. Faremos isso nesta gestão 2025-2028", afirmou o prefeito.
Victor também abordou os desafios que sua administração enfrentará, destacando as áreas de educação e saúde:
“Os principais desafios são na educação. Temos a questão dos anos iniciais das séries iniciais, que a partir de agora, em 2025, será responsabilidade do município. Mas ainda não temos as salas apropriadas para esses anos iniciais. Precisamos, em um curto período de 30 dias, providenciar não apenas uma sala, mas uma sala em condições adequadas para receber todas as crianças. Sabemos que, muitas vezes, há crianças com deficiência que não conseguem subir escadas, e essas salas não têm acessibilidade. Precisamos garantir acessibilidade a todos. Então, no primeiro momento, nosso foco será a educação e a saúde, com o objetivo de abrir um pronto atendimento na cidade.”