O prefeito reeleito de Brusque, André Vechi (PL), foi empossado para seu segundo mandato na tarde desta quarta-feira (1º). A cerimônia de posse de Vechi, do vice-prefeito André Batisti – Deco (PL) e dos 15 vereadores eleitos, no pleito municipal de 2024 para a gestão 2025-2028, aconteceu no auditório da Uniasselvi.
Vechi disse, após ser empossado, que vem de um governo interino, seguido por um mandato tampão. “Enfrentamos dois anos de eleição que envolvem uma série de restrições em virtude da lei eleitoral, de convênios, de repasses, contratações, e agora com quatro anos aí para ver se a gente consegue fazer um trabalho efetivo para poder fazer mais entregas, mais trabalho. Então hoje a gente já começa com o pé direito para poder começar 2025 com muito trabalho.”
Uma das prioridades do prefeito para o seu novo mandato é avançar na discussão do transporte coletivo. “Já foi realizada a audiência pública, estamos encaminhando agora para o Tribunal de Contas fazer uma análise, quando eles têm até três meses para dar uma devolutiva com sugestões de melhorias. Ainda no primeiro semestre, nosso objetivo é ter uma nova empresa concessionária para poder trazer essas melhorias no transporte coletivo”, explicou.
O prefeito também falou sobre o esgotamento sanitário. “A questão do esgoto sanitário, que é um projeto de anos que a cidade clama e que a gente já está avançando. Falta agora realizar uma audiência pública para ainda no primeiro semestre de 2025 poder estar publicando”, disse. “São duas entregas muito importantes que vão impactar as próximas décadas na vida do cidadão brusquense, que são prioridade para a gente poder estar avançando nesse primeiro semestre de trabalho”, garantiu.
Para Vechi, todo eleito tem três momentos de felicidade, sendo a eleição, a diplomação e a posse. Com base nisso, ele reafirmou sua alegria por começar um novo ciclo como prefeito de Brusque. “Agora sim. Na verdade, a gente sempre foi feliz quando trabalhou já, né? Então, ganhar eleição foi uma grande alegria, diplomação outra, mas hoje, efetivamente, a gente pode dizer que começa o mandato André e Deco de maneira completa”, comentou. “Brusque tem pressa. A gente precisa tirar esse atraso desse troca-troca de prefeitos. Foram seis prefeitos em oito anos, a cidade parou por muito tempo, e agora é acelerar para poder recuperar o tempo perdido e poder entregar ainda mais para a cidade”, concluiu.
Vereadores empossados
Alessandro Simas (União), André Rezini (PP), Antônio Roberto Silva (PRD), Bete Eccel (PT), Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), Felipe Hort (Novo), Jean Dalmolin (Republicanos), Jean Pirola (PP), Joubert Renato Lungen (Podemos), Leonardo Schmitz (PL), Paulinho Sestrem (PL), Pedro Corrêa Neto (PL), Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (Novo), Rogério dos Santos (Republicanos) e Valdir Hinselmann (PL).
Santos discursou em nome dos vereadores
Empossado para o seu quinto mandato como vereador, Rogério dos Santos (Republicanos) falou em nome dos demais edis. “Cabe a cada um de nós, no exercício pleno do mandato, o esforço para bem interpretarmos os anseios e aspirações de todas as classes, de forma muito especial as bases mais populares, honrando a confiança do voto do cidadão.” Ele lembrou que o Legislativo é a raiz da vida democrática. “Teremos a responsabilidade de garantir que os brusquenses tenham, no espaço municipal, instituições sociais sólidas e em condições de proporcionar que cada cidadão viva a felicidade desejada”, destacou, mencionando que isso tem sido uma tarefa desafiadora para os legisladores, pois os assuntos estão cada vez mais complexos.
Santos ressaltou que ele e os colegas devem assegurar que cada projeto de lei, cada debate e cada decisão sejam pautados em um compromisso inabalável com a integridade, garantindo que os interesses coletivos estejam acima de qualquer conveniência pessoal. “Que tenhamos discernimento, humildade e confiança nestes próximos quatro anos para contabilizarmos tais propósitos”, finalizou.
Mesa diretora 2025-2026
Após a cerimônia de posse do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores, foi eleita a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Brusque para o biênio 2025-2026. Jean Dalmolin (Republicanos) será o presidente, Leonardo Schmitz (PL) o vice-presidente, Antônio Roberto Silva (PRD) o 1º secretário e Joubert Renato Lungen (Podemos) o 2º secretário.
O vereador Felipe Hort (Novo) votou na chapa 1, única chapa inscrita, porém frisou que vai fiscalizar os trabalhos na mesa. “Como Partido Novo, a gente vai fiscalizar bastante os trabalhos de toda a mesa e queremos contar bastante com a mesa para as demandas que toda a comunidade brusquense precisa.”
O presidente do Legislativo respondeu a Hort, dizendo que a mesa trabalhará de forma transparente. Jean destacou que a Câmara estará aberta a todos. “Buscando ouvir, entender e dar resposta às demandas da comunidade. Estamos aqui para representar, para servir, para trabalharmos juntos em prol de uma Brusque mais forte, justa e acolhedora. A transparência será nossa principal aliada e as portas da Câmara sempre estarão abertas para o diálogo”, afirmou.