O Desfile de Moda da 69ª Pronegócio reuniu mais de 500 pessoas em Brusque, na noite desta terça-feira (14). O evento, já tradicional dentro da programação da rodada de negócios da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), foi realizado na Sociedade Esportiva Santos Dumont e apresentou as principais tendências da coleção Inverno 2025.
Com o tema “London Calling”, o desfile foi inspirado na arquitetura histórica, nos cenários urbanos e no impacto atemporal de Londres no mundo da moda, com o cenário trazendo referências icônicas da cidade, refletindo a tradição e a modernidade. Na passarela, 22 empresas tiveram a oportunidade de mostrar quatro looks cada aos convidados, com uma amostra das tendências para a estação mais fria do ano.
O presidente da AmpeBr, Mauro Schoening, celebrou mais uma edição de sucesso da Pronegócio, que nos dois primeiros dias já superou a meta de negociações. Ele ressaltou a importância do desfile para impulsionar ainda mais as vendas nesta quarta e quinta-feira. "Com o desfile, essa conexão, essa observação que os compradores têm das peças nos manequins vivos, com certeza, faz toda a diferença nas negociações. Historicamente, nos dias após o desfile, há um aumento das vendas, principalmente das empresas que desfilaram", pontuou.
Schoening destacou ainda a importância do evento para as micro e pequenas empresas de Brusque e região. "Praticamente, 80% dos fabricantes participantes dependem da Pronegócio para a sustentabilidade de suas empresas. Por isso, a AmpeBr tem esse compromisso, de colocar pedidos nas fábricas para que todos consigam faturar e honrar seus compromissos, principalmente neste início de ano. Hoje, a Pronegócio envolve em torno de 15 mil pessoas diretamente e ficamos muito felizes em começar o ano com mais um evento de sucesso."
A presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Santa Catarina (Fampesc), Rosi Dedekind, ressaltou a iniciativa da AmpeBr em prol dos empreendedores do setor de confecção. "É louvável a experiência e a oportunidade que a AmpeBr fornece aos seus associados e aos compradores que vêm de todo o Brasil. Para nós, da Fampesc, a Pronegócio é um grande case de sucesso."
Parcerias
Para a Pronegócio acontecer, a AmpeBr conta com várias parcerias. O Sebrae é um dos parceiros mais antigos do evento, que chegou a sua 69ª edição. A gerente regional do Sebrae da Foz do Itajaí, Juliana Bernardi, prestigiou o desfile e ressaltou a importância da Pronegócio para as micro e pequenas empresas participantes do projeto Moda Catarina. "Ficamos muito felizes por essa oportunidade. Para o Sebrae é algo maravilhoso estar presente e ser parceiro em mais uma edição, principalmente, por poder contribuir com participação das empresas que fazem parte do projeto Moda Catarina, possibilitando o acesso ao mercado e a novos clientes dentro da rodada".
Outra parceria de longa data da Pronegócio é a prefeitura de Brusque. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Valdir Walendowsky, lembrou da importância do setor têxtil para a economia da cidade. "O setor têxtil como um todo é fundamental para a economia de Brusque, é o nosso maior PIB. Então, cada vez mais, precisamos fortalecer a indústria têxtil e de confecção, que é o nosso DNA, por isso, a Prefeitura de Brusque é parceira da AmpeBr, tanto na Pronegócio, quanto nas ações de treinamento e capacitação de mão de obra", completou.
Nesta edição, pela primeira vez, a Pronegócio tem também a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). O vice-presidente da entidade para o Vale do Itajaí Mirim, Edemar Fischer, ressaltou a importância de apoiar também os pequenos negócios. "A Fiesc tem o dever de incentivar as micro e pequenas empresas e com o excelente trabalho que a AmpeBr vem realizando nos últimos anos, vimos que a Pronegócio é uma grande oportunidade de colaborar com esses empreendedores que hoje estão aqui trabalhando e mostrando seus produtos", destacou.
Homenagem
O Desfile da 69ª Pronegócio foi marcado também por uma homenagem a Marco Demetri, gerente comercial da empresa Sigosta, que em 2024, indicou mais de 15 compradores novos, de diversos estados do país, para participar das edições da Pronegócio. O presidente Mauro Schoening entregou a ele uma placa simbolizando o reconhecimento da AmpeBr por sua contribuição para o sucesso das rodadas de negócios. "Por meio da Pronegócio, a AmpeBr oportuniza que os fabricantes passem essa segurança aos lojistas, para que eles possam adquirir os melhores produtos e terem sucesso em suas venda. Essa conexão traz bons resultados a todos, tanto que estamos indo para a edição de número 70 da Pronegócio. Assim, gostaríamos de agradecer a todos que fazem a Pronegócio ser o sucesso que é há 30 anos", finalizou o presidente.
A 69ª Pronegócio vai até esta quinta-feira, 16 de janeiro, no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque. O evento é exclusivo para lojistas de todo o país.