(VÍDEO) Bruns diz que 43 itens serão adquiridos com empréstimo de R$ 20 milhões

O secretário de Obras de Brusque, Ivan Bruns Filho, foi o entrevistado do Rádio Revista Cidade desta terça-feira (21). A aprovação do projeto, na semana passada, refere ao empréstimo de R$ 20 milhões da Câmara de Vereadores à prefeitura, foi um dos assuntos que ele comentou no programa.

Bruns falou que os recursos serão destinados para a compra de 43 itens para a secretaria, entre veículos, maquinários e equipamentos. Ele disse que parte do maquinário da pasta está sucateado. “A maior parte da frota é de 2009”, lembrou. O secretário destacou que a intenção é adquirir os itens através do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCatarina) e os que não forem possíveis serão licitados.

Retomada das atividades

A Secretaria de Obras planeja retomar esta semana as atividades que estão no cronograma, como as roçadas e a operação tapa-buracos. Bruns informou que o serviço de recapeamento completo começará pelas ruas de pavimentação comunitária, iniciando Henrique Knihs, no bairro Águas Claras.

Em razão das fortes chuvas dos últimos dias, o secretário mencionou que o órgão priorizou atender as localidades afetadas. Segundo ele, não há mais nenhuma via obstruída na cidade. A secretaria também limpou as bocas de lobo, consertou tubulações que foram rompidas e montou uma força-tarefa para recolher os entulhos resultantes dos alagamentos, como ocorreu no loteamento Dom Nelson. O secretário ressaltou que as ruas precisaram ser patroladas devido à lama. “Agora é auxiliar o pessoal no que eles precisarem para a reconstrução”, ressaltou.

Entulhos espalhados pela cidade

O secretário também falou sobre os entulhos que estão espalhados em vários pontos da cidade. Ele disse que o grande desafio é dar destinação correta para esses materiais, tendo em vista que boa parte não é degradável. O correto, segundo ele, é que as pessoas contratem o serviço de uma empresa de tele-entulho para recolher esses materiais, pois a secretaria não consegue executar esse trabalho devido ao grande volume de itens descartados.