Apelidado de Zeus por populares, o pitbull que atacou uma mulher, de 27 anos, e sua filha, de dois anos, na noite do último domingo (19), em Brusque, está sendo adestrado. Devido ao ataque do animal, conforme o Corpo de Bombeiros, a criança teve um ferimento perfurante na perna direita e sua mãe uma fratura exposta no dedo da mão direita e um ferimento perfurante no ombro direito. Ambas foram levadas ao hospital. O caso aconteceu na rua Gilberto Hassmann, no bairro Rio Branco. “Lamentamos a situação dessa família, que sofreu por conta da irregularidade de um tutor que o Zeus tinha. Estamos lutando para que casos como esse não existam mais em nossa cidade e que somente pessoas preparadas e responsáveis tenham a tutela de cães dessa raça”, disse a nova diretora de Políticas de Bem-estar Animal de Brusque, Bianca Machado.
A dirigente, que está à frente do órgão desde esta segunda-feira (20), falou que assumiu o Zeus como protetora independente e que ele está em adestramento e sem nenhum sinal de reatividade. “Recebemos a informação que o pitbull, que foi apelidado de Zeus, estava sofrendo agressões recorrentes de crianças e seus tutores não interviram. O primeiro tutor dele nos chamou e nos comunicou que o mesmo sempre foi extremamente dócil e sociável, tornando um fato isolado em decorrência de tais agressões e pela falta de cuidados básicos, como a alimentação. Estava magro, com muita fome e sede, e cheio de feridas pelo corpinho”, disse Bianca. “Zeus está sendo hospedado e adestrado pelo Morcegão Adestrador, que tem nos ajudado imensamente em casos como esses.”
Se algum tutor da raça pitbull estiver com problemas de socialização, ela indicou o adestramento para esses cães.
Bianca destacou que, pela lei estadual 14.204/2007, a castração é obrigatória para a raça em específico a partir de seis meses, acarretando multa e até possível prisão, dependendo do caso, para o tutor que não segui-la. “Estamos tentando localizar os tutores que envolvem aqueles pitbulls mesmo que agora estejam abandonados e, levando em consideração a segurança também desses animais, estamos em contato com um adestramento profissional da nossa cidade sobre como proceder”, informou.
A diretora pede que a população contate o setor, o mais rápido possível, se souber a identidade dos tutores desses animais, bem como solicita às pessoas para que evitem circular nos bairros com seus animais ou que os deixem fora dos seus cercados. “Assumi o setor agora como diretora. Estou me inteirando por todos os processos, até mesmo de casos como esse. Estou a par da situação e estamos modulando a melhor forma de que possam ser resolvidos a longo prazo situações como essa envolvendo pitbull.”
Bianca falou que o setor está tentando agir da melhor forma para que a causa animal se torne referência em Brusque. “Estou apenas no segundo dia e com muitas coisas novas para descobrir, mas vou continuar batalhando para que nossa população não sofra mais com situações como essa e esses animais tenham chance de viverem bem e serem reeducados, e adotados por pessoas preparadas”, afirmou.
Quem quiser falar com o setor de Bem-estar Animal pode ligar para o telefone (47) 3355.8571.