Imagens de uma câmera de segurança flagraram o momento exato em que um pitbull atacou uma mãe e sua filha de dois anos, na Rua Gilberto Hassmann, no Rio Branco, em Brusque. O ataque foi registrado no domingo (19), por volta das 21h30.
Conforme o vídeo enviado à Rádio Cidade, mãe e filha aparecem na calçada, quando o cachorro se aproxima. A mulher tira a criança do alcance do animal, a colocando em seus braços. O cão avança e procura atacar a criança. Gritos das vítimas fazem o pitbull recuar por um breve momento, mas ele volta ao ataque, onde aparece mordendo o braço da mulher.
Após os gritos de socorro, um motorista que transitava na rua vê o ataque, desce do veículo e imobiliza o cão, ao lado de moradores que aparecem e também interferem na situação. Mesmo com os populares intervindo, o cachorro aparece, ao final do vídeo, com a boca agarrada na perna direita da criança, local em que sofreu o ferimento perfurante dos dentes. Já a mãe sofreu uma fratura exposta no dedo da mão direita e um ferimento perfurante no ombro direito, conforme informou o Corpo de Bombeiros.
Em adestramento
Zeus, como é chamado por populares, está sendo adestrado e não apresenta sinal de reatividade, após o ataque do final de semana. Bianca Machado, a nova diretoria de Políticas de Bem-estar Animal de Brusque, é a protetora independente do animal e disse que o cão estava sofrendo agressões recorrentes de crianças, e seus tutores não interviram.
“O primeiro tutor dele nos chamou e nos comunicou que o mesmo sempre foi extremamente dócil e sociável, tornando um fato isolado em decorrência de tais agressões e pela falta de cuidados básicos, como a alimentação. Estava magro, com muita fome e sede, e cheio de feridas pelo corpinho”, disse Bianca. “Zeus está sendo hospedado e adestrado pelo Morcegão Adestrador, que tem nos ajudado imensamente em casos como esses.”