Esposa e seis acusados devem ir a júri por homicídio de empresário em Brusque

Sete réus foram pronunciados por homicídio qualificado e crimes conexos, como porte ilegal de arma de fogo, ocultação de cadáver e furto, relacionados ao assassinato de um empresário Edinei da Maia, do ramo da marmoraria, ocorrido em 22 de fevereiro de 2024  em Brusque. A decisão foi prolatada nesta semana (21/1) pela Vara Criminal da comarca de Brusque.

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o caso começou como uma investigação de desaparecimento. Edinei  teria saído de casa sozinho para realizar o orçamento de um túmulo em Vidal Ramos e não retornou. Durante as diligências, foi descoberto que ele havia sido sequestrado e assassinado, e seu corpo, ocultado em uma área de mata entre Brusque e Canelinha.

Segundo a denúncia, a motivação do crime estaria relacionada a um suposto caso extraconjugal entre  Elisa Zierke dos Passos que era esposa da vítima e um dos réus. Com o apoio de outros cinco homens, eles teriam planejado a execução. Dias antes do crime, os acusados cavaram uma cova em um local isolado, preparado para ocultar o corpo.

No dia do crime, a vítima foi atraída para uma emboscada em Vidal Ramos, onde foi ameaçada com uma arma de fogo, amarrada e colocada no porta-malas de seu próprio veículo. Posteriormente, foi transferida para outro carro e levada até a área de mata onde a cova já estava preparada. No local, a vítima foi brutalmente agredida na cabeça e no tórax. Após sua morte, o corpo foi enterrado. O cadáver foi localizado quase quatro meses depois, em 15 de junho de 2024, em avançado estado de decomposição, fato que impossibilitou a determinação exata da causa da morte.

A esposa da vítima foi pronunciada por homicídio qualificado por motivo torpe, emboscada e surpresa, além de ocultação de cadáver e porte ilegal de arma de fogo. O homem apontado como parceiro no suposto relacionamento extraconjugal é acusado dos mesmos crimes, além de furto. Os outros cinco réus, incluídos quatro homens que teriam recebido pagamento ou promessa de recompensa, foram denunciados por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e, em alguns casos, porte ilegal de arma de fogo e furto.

A prisão preventiva dos réus foi mantida, e o direito de recorrerem em liberdade, negado, dada a gravidade dos crimes e o risco de reiteração criminosa. A decisão de 1º grau ainda está sujeita a recursos, e o processo tramita sob sigilo. 

 

Corpo de homem é encontrado em embarcação em praia de Porto Belo

Na manhã desta quinta-feira (23), por volta das 10h20, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência de um corpo encontrado dentro de uma embarcação na Praia do Jet Ski, em Porto Belo. Segundo os bombeiros, no locas a equipe verifivou que o corpo foi localizado em uma embarcação de pequeno porte atracada na areia. A Polícia Militar, já no local, constatou o óbito, indicando sinais de rigor mortis. A neta da...
Continuar lendo...

Profissionais da educação: inscrições abertas para curso gratuito de primeiros socorros

Lançado em outubro de 2024, o Curso de Noções de Primeiros Socorros para Profissionais da Educação, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), já formou 6.866 pessoas no seu primeiro ano de existência. Estão abertas as novas inscrições para o curso, que tem como objetivo capacitar os participantes a lidar com situações de emergência comuns no ambiente escolar. Voltado...
Continuar lendo...

UNIFEBE realizará nova pesquisa na edição deste ano da Fenarreco

O Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque – UNIFEBE dará continuidade, este ano, à pesquisa de satisfação realizada com o público da Festa Nacional do Marreco (Fenarreco). O projeto, iniciado em 2024, pelo Observatório UNIFEBE de Desenvolvimento Regional, em parceria com a Prefeitura de Brusque, foi realizado por mais de 30 acadêmicos dos cursos de Graduação da instituição,...
Continuar lendo...