Cerca de 250 mil litros de água foram utilizados para apagar as chamas do incêndio de grandes proporções que atingiu um complexo de lojas na rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau. O fato ocorreu na tarde desta quinta-feira (23), por volta das 16h.
Conforme as informações atualizadas pelo Corpo de Bombeiros, ao chegar ao local, as equipes iniciaram o combate às chamas, que começaram no segundo pavimento da edificação e rapidamente se espalharam pelos estabelecimentos que compunham o imóvel no térreo.
Os militares informaram que, ao longo de sete horas de operação, entre combate às chamas e rescaldo, as equipes conseguiram confinar o fogo em um espaço restrito de aproximadamente 50 metros de largura, evitando que as chamas se alastrassem para os demais imóveis vizinhos. O trabalho coordenado contou com até oito linhas de ataque simultâneas em determinado momento da operação, tanto pela rua XV de Novembro quanto pelo pátio da Igreja Matriz.
Durante o combate, as equipes encontraram várias dificuldades para controlar o fogo, em especial a alta carga de incêndio do local, em razão da grande quantidade de roupas estocadas. Além disso, em razão da fragilidade da estrutura histórica, havia um claro risco de colapso estrutural que impediu a ação dos bombeiros por dentro da edificação, por isso todas as ações foram efetuadas pelo lado de fora do imóvel.
Destaca-se ainda negativamente a total falta de respeito de dezenas de pessoas curiosas e ávidas por registros em imagem que a todo o momento tentavam invadir a área de isolamento, inclusive enfrentando os órgãos de segurança que cuidavam da cena. Fato que causava enorme estresse para as equipes que estavam trabalhando no combate às chamas e que por diversas vezes precisaram interromper suas ações para afastar os curiosos dos riscos do local.
O trabalho reuniu 39 bombeiros militares, comunitários e voluntários, de quartéis de Blumenau, Gaspar, Timbó e Indaial. Além disso, houve um apoio fundamental de efetivo do Samae, da Defesa Civil do Município, da Polícia Militar, da Guarda Municipal de Trânsito e de brigadistas de edificações vizinhas.
Ao todo, 14 viaturas de bombeiro atuaram na ocorrência, apoiadas por quatro caminhões pipa do Samae e um caminhão pipa da empresa Schroeder & Schmidt, de Indaial. Estima-se que essas viaturas utilizaram aproximadamente 250 mil litros de água para extinção completa das chamas e rescaldo.
O local ficou aos cuidados da Guarda Municipal de Trânsito, que realizou o isolamento da rua XV de Novembro, permitindo apenas o acesso à calçada oposta ao imóvel. Na manhã desta sexta-feira (24), especialistas do 3º Batalhão de Bombeiros Militar iniciarão os trabalhos de perícia no imóvel a fim de identificar as causas do incêndio.