A tarde desta sexta-feira (24) marcou a formatura da primeira turma de bombeiros comunitários de Botuverá. Os 15 formandos atuarão diretamente nas comunidades de Botuverá, Brusque e Guabiruba.
Eles participaram de um treinamento com equipes especializadas, onde aprenderam sobre primeiros socorros, salvamento aquático, resgate veicular e a combater incêndios, inclusive o florestal. “Foi um curso bem completo. A gente conseguiu passar de tudo um pouco para eles, para que sejam profissionais excelentes”, salientou a 3º sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Scheila Daiana Streit Fuck.
Ela destacou que os bombeiros comunitários serão escalados conforme a necessidade do serviço. “Eles são bombeiros de Santa Catarina, então eles podem atuar em qualquer cidade de Santa Catarina”, explicou.
O comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar (CBM) de Brusque, capitão Rafael de Fáveri, disse que os formandos trabalharão diretamente no serviço de emergência. “Tanto na ambulância quanto no caminhão, nos auxiliando nas mais diversas missões.”
O capitão também acrescentou que eles serão um reforço para a corporação, pois contribuirão para suprir a demanda de efetivo. “Eles vêm para apoiar o nosso serviço e também na comunidade são pessoas que estão capacitadas para dar um pronto atendimento, e acabam se espalhando geograficamente e conseguindo nos auxiliar mesmo quando não estão em serviço”, assinalou.
Fáveri falou que o quartel do Corpo de Bombeiros de Botuverá conta com um caminhão e uma ambulância, veículos novos que, segundo ele, atendem a demanda local. “A gente está com viaturas excelentes aqui no município para atender a população. Questão de equipamentos também está bem suprida. E em situações maiores a gente tem o apoio de Brusque que está logo ao lado.”
Scheila Daiana disse que quem quiser ser bombeiro voluntário deve ter 18 anos ou mais e participar de um treinamento específico, com duração de seis a nove meses. “Durante esse treinamento, eles são constantemente avaliados. Se tiverem o perfil e conseguirem atingir as médias, eles são aprovados e inseridos, mediante termo de prestação de serviço voluntário, na nossa corporação”, destacou.