Inscrições para cursos da Escola de Defesa do Consumidor terminam na segunda

As inscrições para 25 cursos on-line da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) se encerram na segunda-feira (27). Todas as formações são gratuitas e certificadas pela Universidade de Brasília (UnB). A instituição, vinculada à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), também oferece opções exclusivas para gestores e integrantes de órgãos de monitoramento.

Os cursos abrangem temas como proteção e direitos do consumidor e têm o objetivo de ampliar o conhecimento da população e capacitar profissionais da área. As aulas começam em 4 de fevereiro e incluem acesso a material de apoio para os estudos. As inscrições podem ser feitas no site oficial da ENDC.

De acordo com a coordenadora da escola, Ana Cláudia Menezes, o foco é capacitar a população para tomar decisões mais conscientes sobre finanças pessoais e familiares. “Isso inclui aprender sobre orçamento, poupança, investimentos, crédito, dívidas e outros aspectos da gestão financeira”, destaca.

Os cursos trazem temas como o Código de Defesa do Consumidor, práticas abusivas, direito digital e resolução de conflitos. Entre as novidades para o primeiro semestre de 2025, estão quatro formações: educação financeira, os direitos e a defesa das mulheres nas relações de consumo, setor elétrico e relações de consumo, e enfrentamento ao racismo.

Os participantes que concluírem os cursos receberão certificados emitidos pela UnB, válidos para fins acadêmicos e profissionais.

Ser Brusque: o esporte como ferramenta de inclusão

O Ser Brusque é uma iniciativa que transforma vidas ao unir o basquete com o desenvolvimento social. Com o objetivo principal de formar cidadãos mais preparados para os desafios da sociedade, o projeto promove valores como disciplina, trabalho em equipe e comprometimento. Criado em 2005 como uma associação voltada ao atletismo, a iniciativa evoluiu durante a pandemia para incluir o basquete, atendendo à crescente demanda por modalidades esportivas na...
Continuar lendo...

Prefeitura de Botuverá emite alerta sobre golpe envolvendo uso indevido do brasão oficial

Perfis nas redes sociais estão utilizando o brasão oficial da prefeitura de Botuverá para promover supostos cursos. A administração municipal soltou uma nota ao público para esclarecer o caso. Entenda Publicações patrocinadas do perfil “tuka.ensino” com o brasão da prefeitura causaram confusão entre os moradores e fizeram com que algumas pessoas buscassem a sede do órgão em busca de mais...
Continuar lendo...

Motocicleta com mais de R$ 12 mil em multas é retirada de circulação, em Brusque

A consulta ao sistema do Detran fez com que guardas de trânsito de Brusque descobrissem uma motocicleta com mais de R$ 12 mil em dívidas na manhã deste sábado (25). O fato ocorreu na Rua José Dubiela, no bairro Tomaz Coelho, por volta das 10h. Conforme informações da GTB, a guarnição realizava rondas na localidade, quando abordou um motociclista conduzindo uma Honda CG 125 Fan. Em consulta ao sistema do Departamento Estadual de...
Continuar lendo...