Um motociclista foi preso por tráfico de drogas após quase colidir com uma viatura da Polícia Militar. Durante a abordagem, os militares descobriram que ele estava transportando “cogumelos mágicos”. O fato ocorreu na noite deste sábado (25), por volta das 19h14, em Blumenau.
Conforme o relatório enviado pela PM, uma guarnição realizava patrulhamento ostensivo preventivo pela região quando um motoboy quase colidiu com a viatura policial. Diante disso, a guarnição abordou a moto para realizar os respectivos procedimentos de trânsito.
Ao questionar o condutor, de 32 anos, sobre o material transportado, ele relatou que era lanche e que, no momento, estava trabalhando para uma empresa de aplicativo.
Contudo, ao verificar a caixa de transporte da motocicleta, os militares constataram que se tratava de cogumelos Psilocybe cubensis albino, na forma desidratada, já fracionados e embalados para venda, conhecidos popularmente como “cogumelos mágicos”.
Questionado sobre o referido fungo, o homem afirmou que se trata de um psicotrópico, que ele compra em São Paulo e revende em Blumenau. Ele ainda informou que, no momento da abordagem, havia acabado de efetuar uma venda em um local próximo para uma mulher.
Relatou, também, que as transações são feitas via celular, com pagamentos predominantemente realizados por Pix, e que exerce essa atividade há aproximadamente seis meses. Segundo ele, seus clientes geralmente entram em contato via WhatsApp.
Indagado sobre a existência de mais cogumelos em sua residência, o homem confirmou que havia outros entorpecentes no local, além de apetrechos utilizados para reembalar, pesar e etiquetar os produtos.
O homem autorizou a entrada dos policiais em sua residência. No local, foram encontrados os seguintes materiais:
• Maconha: 12,7 gramas
• Psilocybe cubensis: 1.110 gramas
• Sílica gel: 4.000 unidades
• Máquina de cartão: 1 unidade
• Dinheiro: R$ 100,00
• Balança de precisão: 1 unidade
• Notebook: 1 unidade
• Celular: 1 unidade
• Motocicleta: 1 unidade
A PM ressaltou que o referido fungo é alucinógeno e contém as substâncias psilocibina e psilocina, ambas presentes na lista F2 - Substâncias Psicotrópicas, proibidas pela Portaria 344/98.
Ainda, ficou evidente para a guarnição que o homem tinha ciência de que o fungo continha substâncias proibidas. Ele informou que não possui autorização para comercializar o produto, tampouco conhecimento técnico ou formação profissional sobre os efeitos colaterais que poderiam ser causados nos usuários do entorpecente. O suspeito também afirmou que não se responsabiliza por quaisquer reações adversas causadas nos compradores e usuários.
Diante do contexto, foi dada voz de prisão ao homem, que teve seus direitos constitucionais informados. Ele foi conduzido à Central de Plantão Policial, junto com o material apreendido e a motocicleta utilizada, para os devidos procedimentos legais.




