Operação desarticula grupo criminoso que aplicava o golpe da "compra confirmada"

Na manhã desta quinta-feira (30), o GAECO - MPSC e a Polícia Civil de SC, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos - DIC Capital, deflagraram a Operação Shadow Ride para desarticular um grupo criminoso do RS, que aplicava o Golpe da Compra Confirmada em Santa Catarina.
 
O golpe consistia no uso de falsos comprovantes de pagamento para enganar vendedores em plataformas online, fazendo-os entregar produtos a motoristas de aplicativo, que levavam os itens aos criminosos sem saber do esquema.
 
A operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária, expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca da Capital/SC. 
 
As investigações começaram no final de 2024, após múltiplos registros de vítimas, com prejuízo estimado em aproximadamente R$ 30.000,00 , apenas em Florianópolis, além de outras cidades.
 
A ação contou com o apoio da Polícia Civil do RS e do CyberGAECO , especializado em crimes cibernéticos. Empresas como Uber e OLX também colaboraram com as investigações. 
 
O nome “Shadow Ride” faz referência ao uso furtivo de identidades falsas e serviços de transporte no golpe.
 
A Polícia Civil e o CyberGAECO , seguem com as diligências complementares visando a conclusão das investigações.