Polícia Civil esclarece sobre o caso de racismo no jogo Brusque e Criciúma

Em relação ao fato ocorrido no último sábado (8), durante a partida entre Brusque e Criciúma, no Estádio Augusto Bauer, em Brusque, a Polícia Civil de Santa Catarina informou, na manhã desta segunda-feira (10), que foi instaurado um inquérito policial para apurar a suposta prática do crime de injúria racial, previsto na lei que define os crimes de racismo e preconceito.

No momento da ocorrência, a guarnição da Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência de injúria racial feita por um torcedor contra o goleiro da equipe do Criciúma, Caique Luiz Santos da Purificação.

Segundo relato do jogador, ele teria sido chamado de "macaco" pelo torcedor do Brusque presente no estádio.

A guarnição conduziu os envolvidos até a Polícia Civil para melhor análise dos fatos e os devidos procedimentos.

A Polícia Civil esclareceu que, após a análise preliminar dos fatos e registro do boletim de ocorrência, optou por não efetuar a prisão em flagrante do suspeito, uma vez que a lei prevê a necessidade de elementos probatórios claros e robustos que justifiquem essa medida de urgência.

No caso em questão, diante da divergência dos relatos e da ausência de outros elementos de provas, como a ausência de testemunhas e a própria súmula do jogo, o órgão preferiu instaurar um inquérito policial para a devida apuração dos fatos.

O inquérito policial foi formalmente instaurado na 1ª Delegacia de Polícia de Brusque, onde todas as provas serão analisadas, testemunhas serão ouvidas e eventuais imagens de câmeras de segurança serão requisitadas para elucidar a ocorrência.

Caso a investigação confirme a prática do crime, a Polícia disse que o suspeito será devidamente indiciado e o inquérito policial encaminhado para prosseguimento pelo Ministério Público e Poder Judiciário, podendo ser condenado a uma pena de dois a cinco anos de prisão e multa.

A Polícia Civil reforçou seu compromisso com a apuração rigorosa dos fatos, garantindo que sejam esclarecidos com isonomia e o devido respeito aos parâmetros legais.

(VÍDEO) Procurador-geral fala sobre o processo de desocupação no distrito industrial de Brusque

A desocupação dos terrenos que foram ocupados irregularmente no distrito industrial de Brusque foi o tema da entrevista desta segunda-feira do Rádio Revista Cidade. O entrevistado foi o procurador-geral da prefeitura, Rafael Maia, que explicou como está o processo de desocupação. Há alguns anos, de acordo com ele, a Administração municipal cedeu áreas no distrito industrial, que fica no bairro Limeira, para empresas se...
Continuar lendo...

Primeiro Sábado Fácil de 2025 atrai famílias para a praça Barão de Schneeburg

O primeiro Sábado Fácil de 2025 atraiu dezenas de famílias para a praça Barão de Schneeburg neste dia 8 de fevereiro. A ação, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque), oferece atividades e serviços gratuitos à população com o objetivo de fomentar o comércio, que neste dia atende em horário estendido. Nesta edição, o Sábado Fácil contou...
Continuar lendo...

Menina sofre tentativa de sequestro ao ser importunada sexualmente

Uma menina sofreu uma tentativa de sequestro na noite deste domingo (9). O crime foi registrado em Chapadão do Lageado, por volta das 20h15. A ocorrência ainda envolveu crime de importunação sexual, segundo informações da Polícia Militar. Populares acionaram o 190 e informaram à guarnição sobre uma possível tentativa de sequestro envolvendo uma menina. De imediato, os policiais realizaram rondas e localizaram o...
Continuar lendo...