(VÍDEO) Delegado dá mais detalhes sobre suposto caso de racismo

A reportagem do portal RC conversou, nesta segunda-feira (10), com o delegado Odair Rogério Sobreira Xavier, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Brusque, sobre a suposta prática do crime de injúria racial ocorrida em Brusque, no último sábado (8), no jogo entre Brusque e Criciúma.

O goleiro da equipe do Criciúma, Caique Luiz Santos da Purificação, relatou que foi chamado de “macaco” por um torcedor do Brusque. A Polícia Militar atendeu a ocorrência no Estádio Augusto Bauer e conduziu a vítima e o torcedor ao plantão da Polícia Civil. “Ele (goleiro) acionou a arbitragem para constar isso na súmula do jogo e a Polícia Militar conduziu tanto a vítima que é o goleiro quanto o torcedor do Brusque, como suspeito, para o plantão policial. Foram tomadas as providências preliminares. Foram colhidas ali as informações iniciais. Registrado o boletim de ocorrência, entretanto não haviam elementos suficientes para que fosse lavrado o auto de prisão em flagrante desse torcedor", explicou o delegado.

Inquérito policial

A Polícia Civil optou por instaurar um inquérito policial. "Agora, nós vamos identificar algumas testemunhas. Vamos juntar cópia dessa súmula do jogo. Se possível e necessário, vamos ouvir a arbitragem. Vamos juntar áudios, vídeos, para que a gente consiga apurar melhor esses fatos e aí, ao final, concluir se ouve ou não o crime de injúria racial, que é um crime previsto lá na lei de racismo. É um crime punido com prisão de dois a cinco anos”, esclareceu Xavier.

Caso seja confirmado o delito, o delegado disse que o suspeito poderá ser indiciado pela Polícia Civil e o inquérito será encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público. “Para que procedam com as demais providências que seria o processo criminal propriamente dito.”

Vídeo

Xavier falou sobre o vídeo referente ao episódio que está circulando nas redes sociais. “No vídeo que a gente teve acesso pela imprensa inclusive, porque não veio nada oficial ainda, percebe-se o goleiro identificando o torcedor e apontando, mas não mostra o torcedor. Ele mostra ele (goleiro) apontando numa direção e ele relata que foi realmente chamado de macaco por um torcedor que, no caso, seria esse torcedor foi encaminhado aqui para delegacia do plantão policial.”

Versões contraditórias

As versões são contraditórias, ressaltou o delegado. “O torcedor nega. O goleiro afirma que ouviu esse torcedor chamado ele de macaco, mas em razão de falta de outros elementos, de outros subsídios que possam fundamentar a decretação de uma prisão em flagrante ou eventualmente uma prisão preventiva, então se optou por fazer por meio de inquérito policial a apuração dos fatos.”

Sem testemunhas até o momento

A única testemunha que foi identificada quando o fato aconteceu disse à Polícia que não ouviu o xingamento. “Era a única testemunha que nós tínhamos até então. E aí também ela não veio para a delegacia”, informou Xavier.

Pedrinho é o novo gerente de futebol do Brusque FC

O Brusque Futebol Clube anuncia Pedro Costa, conhecido como Pedrinho, como seu novo gerente de futebol. O profissional já está integrado à rotina do clube, Pedro é formado em Administração de Empresas e possui especializações em Gestão Técnica no Futebol e Gestão de futebol. Com passagens por grandes clubes do cenário nacional, com destaque no Cruzeiro, onde exerceu a função de Gerente...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Diretor do Sine dá dicas sobre o mercado de trabalho

Mais de 235 vagas de emprego estão sendo ofertadas no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Brusque. As oportunidades estão divididas entre 70 e 80 profissões. A informação é de Rodrigo Guesser, diretor do Sine há dois meses, que participou do Conexão 92 desta segunda-feira (10). Na visão do diretor, é interessante que as pessoas se coloquem à disposição no mercado de trabalho, pois isso gera um...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Homem é preso após incendiar móveis na casa da ex-companheira em Brusque

Na tarde desta segunda-feira (10), a Polícia Militar de Brusque e o Corpo de Bombeiros foram acionados para atender uma ocorrência de incêndio criminoso em uma residência. O caso aconteceu por volta das 16h10, na rua Leonardo Buttchevitz, no bairro Poço Fundo. Segundo informações apuradas no local pela reportagem da Rádio Cidade, a moradora da casa relatou que estava trabalhando quando seu ex-companheiro começou a lhe enviar fotos...
Continuar lendo...