(VÍDEO) “O maior número de focos é do portão para dentro”, alerta diretora de Vigilância em Saúde sobre a dengue
A ampliação da faixa etária da vacinação contra a dengue em Brusque foi destaque no Conexão 92 desta quarta-feira (12). Como já ocorre com adolescentes de 10 a 14 anos, agora, jovens de 15 e 16 anos poderão receber a vacina. “Aconteceu uma reunião, uma deliberação com os secretários de Estado e os secretários municipais, prefeitos, e foi definido, então, que Santa Catarina iria ampliar essa cobertura por conta da baixa procura”, disse a diretora de Vigilância em Saúde de Brusque, Carol Maçaneiro. “A gente fez uma aplicação de primeira dose de 2,3 mil adolescentes e 560 só voltaram para a segunda dose”, acrescentou.
Carol falou que Brusque está com registro de muitos focos de Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, e o número de casos está baixo. Ela alertou para que a população não deixe água parada para evitar a proliferação do mosquito. “O maior número de focos é do portão para dentro. Então, são os pequenos depósitos de água. É vaso. É o potinho de água do cachorro que não é lavado adequadamente. Então, é o ciclo de sete dias que está ali jogado no canto. A mosquita vai lá, deposita o ovinho, vira larva e sai um mosquito contaminado, e isso vira o que aconteceu nos anos anteriores que a gente não está escape de acontecer.”
A equipe do Programa da Dengue de Brusque está finalizando o levantamento do LIRAa (Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti). Esse processo monitora e avalia a situação da dengue nos municípios. Ele permite às autoridades de saúde determinar a quantidade de focos do mosquito e, a partir disso, calcular o índice de infestação, que pode indicar o risco de surto.
O LIRAa é realizado periodicamente e a contagem de focos ajuda a identificar as áreas com maior risco. Quando o índice de infestação está em níveis "médio" ou "alto", isso significa que há uma maior quantidade de focos e, portanto, maior risco de um aumento nos casos de dengue, o que pode levar a surtos. “Ano passado a gente teve médio. Este ano a gente está levando para médio/alto. Finaliza sexta-feira (14) essa contagem”, informou a diretora.