Nesta semana, a comitiva brusquense, formada pelo vice-prefeito, Deco Batisti, pelo secretário de Convênios, Parcerias e Concessões, José Henrique Nascimento, pela secretária de Saúde, Thayse Rosa, pelo chefe de Relações Institucionais do vice-prefeito, José Carlos Paulini, esteve em Brasília em busca de recursos para o município. O grupo retornou para Brusque nesta sexta-feira (14) com diversas conquistas para a cidade.
No primeiro dia na capital federal, a missão oficial já protocolou pedido de emenda com a deputada Carolini De Toni, no valor de R$ 450 mil, para a compra de um aparelho de raio-x para o Pronto Atendimento 24h. “Estamos avançando muito para conseguir transformar nosso PA em uma Unidade de Pronto Atendimento”, comentou o vice-prefeito.
Na Secretaria de Atenção Especializada e na Secretaria de Atenção Primária, o resultado também foi positivo. “Realizamos os pedidos sobre a ampliação das nossas equipes de Saúde da Família, e já iniciamos os debates sobre a Unidade Básica de Saúde do bairro Thomas Coelho”, explicou a secretária municipal de Saúde.
Outro pedido realizado para os deputados, e atendido pela deputada Daniela Reinehr, foi de um Ecodoppler e Cardiotoco para gestação de alto risco e estufas para o Amamenta Brusque. “Antes, essas pacientes realizavam os tratamentos em Blumenau, e agora, quando necessário, o tratamento será feito aqui em Brusque”, explicou Deco.
Além disso, a deputada garantiu mais R$ 1 milhão em emendas para a Saúde. “Foi uma grande surpresa para a gente. A deputada sempre olhou com muito carinho para nossa cidade e desta vez não foi diferente”, comemorou o vice-prefeito.
O grupo também passou nos gabinetes dos deputados Zé Trovão, Jorge Goetten, Ana Paula Lima e do senador Jorge Seif. Nos gabinetes, foram protocolados mais pedidos para a área da Saúde, além de verbas para a Educação e Infraestrutura.
Na Confederação Nacional dos Municípios de Santa Catarina, a comitiva se reuniu com diversos prefeitos do estado, além de um encontro com o governador do Estado, Jorginho Mello.
A agenda também contemplou uma visita ao Ministério da Educação, para trazer para a cidade o Selo de Ouro, conquistado pela Secretaria de Educação. O prêmio é um reconhecimento dos esforços e de iniciativas realizadas na gestão da Educação na cidade e na garantia do direito à alfabetização das crianças. “Foram diversas conquistas e muita troca de experiência. Além do dinheiro que estamos trazendo para a cidade, conhecemos novos métodos e meios para solicitar mais recursos, seja através de emendas, repasses ou cadastros em programas do Governo Estadual e Federal”, finalizou Deco.



