A Paróquia São Luís Gonzaga, realizou na noite desta quarta-feira (12), a abertura do seu Ano Pastoral. O evento, realizado no auditório paroquial, reuniu lideranças de movimentos e pastorais das 12 comunidades para o planejamento das ações ao longo de 2025. Na ocasião, o pároco, padre Hélio Feuser, se apresentou oficialmente às lideranças e deu início às atividades.
"Este é um evento que reabre os trabalhos do ano. Temos dois momentos diferentes e igualmente importantes. O primeiro, um momento espiritual, com uma reflexão sobre o Ano Santo, e depois a parte de reorganização pastoral, em que foram propostas algumas mudanças e ajustes que precisamos fazer, principalmente porque hoje estamos com menos padres atuando em nossa paróquia".
Uma das principais alterações comunicadas durante o encontro, foi a adequação dos horários das missas de algumas comunidades, que passam a valer após a Páscoa, para que todas consigam se organizar.
Com isso, aos sábados, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima terá missa às 17h30; a Comunidade Santa Paulina às 19h; e a Comunidade Santa Rita de Cássia às 17h30. Já, aos domingos, a Comunidade Cristo Rei às 8h; a Comunidade São Francisco de Assis às 9h30; a Comunidade São João Batista às 8h e a Comunidade Santo Antônio às 9h30.
Durante o encontro, o padre Hélio também anunciou os horários das missas de Quarta-feira de Cinzas, celebração que marca o início da Quaresma, no dia 5 de março. Segundo ele, a intenção é que todas as comunidades tenham ao menos uma missa nesse dia. Também será ampliado o número de celebrações na Matriz, que terá missa na Quarta-Feira de Cinzas às 7h, às 9h, às 15h, às 19h e às 22h. Já as missas penitenciais durante a Quaresma serão de segunda a sábado, às 6h.
No encontro, os representantes das comunidades, pastorais e movimentos também ficaram sabendo quais padres irão acompanhá-los como orientadores ao longo do ano, no desenvolvimento das ações.
Por fim, foram iniciadas as tratativas para a criação de uma nova pastoral na paróquia, a Pastoral da Consolação, sob responsabilidade do padre Lindolfo Neves Braga.