(VÍDEO) Paulinho explica projeto para regulamentar uso de patinetes e bicicletas elétricas

Um projeto de lei busca regulamentar a legislação de trânsito sobre a circulação de patinetes e bicicletas elétricas, estabelecendo regras para a condução desses veículos em Brusque. A proposta está sendo analisada pelas comissões do Legislativo e é de autoria do vereador Rogério dos Santos (Republicanos), com a participação de Paulinho Sestrem (PL), líder do governo na Câmara.

No Rádio Revista Cidade desta quinta-feira (20), Paulinho comentou que a intenção é trazer mais segurança tanto para os condutores quanto para pedestres e motoristas. “A gente não é contra o equipamento, pelo contrário. Ele facilita a mobilidade, ele auxilia, mas nós estamos vendo situações na cidade perigosas. Crianças de 12, 13 anos andando na contramão, andando em dois, no celular, e dirigindo isso”, analisou. “Se eu não estivesse como vereador, talvez eu seria uma dessas pessoas que estivesse falando por aí, tem que fazer alguma coisa, tem que fazer alguma coisa. Então, a ideia é a gente regulamentar.”

Entre as principais diretrizes, a proposta define que a idade mínima para conduzir esses veículos será de 16 anos. Além disso, estipula a necessidade de habilitação específica, podendo ser a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A. “Estamos vendo pessoas morrendo, pessoas se acidentando, crianças. Que Deus queira que não aconteça isso. Pais que, imaginam, vão ficar numa situação complicada sabendo se o filho foi ou não culpado, mas estava com equipamento desse e aconteceu um acidente fatal”, observou.

Se o projeto for aprovado, esses veículos serão proibidos de estacionar em locais de circulação de pedestres. Além disso, estão previstas penalidades para os infratores, incluindo a retenção e remoção dos veículos em caso de descumprimento das normas.

A proposta também enfatiza a importância da educação e conscientização dos usuários. O objetivo é que sejam promovidas campanhas educativas para orientar a população sobre as novas regras. “Vamos fazer, depois da primeira votação (do projeto), uma reunião com a Polícia Militar e com a Guarda de Trânsito. Aí o vereador Rogério e eu combinamos, é claro, vamos convidar todos os vereadores para poder entender bem o projeto e pedir, solicitar essa campanha educativa”, concluiu Paulinho.

Resultados recordes em 2024: Grupo Havan se consolida como potência do varejo

Extraordinário é a palavra que define os resultados financeiros do Grupo Havan em 2024. Com crescimento de 22,2%, a receita bruta atingiu a marca história de R$ 16 bilhões, consolidando-se como uma das maiores potências do varejo brasileiro.  A margem bruta também apresentou uma melhora significativa de 3 pontos percentuais (p.p.), saltando de 37,9% em 31 de dezembro de 2023 para 40,9% no final de 2024. Já a margem EBITDA registrou um...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Diretora lamenta aumento de descarte irregular de lixo no Volta Grande

A diretora da Escola Municipal Ayres Gevaerd e vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Volta Grande, Angela Weis, voltou a contatar o portal RC para informar que está aumentando o descarte irregular de lixo na rua Alberto Nichei, em Brusque. No fim de janeiro deste ano, a professora relatou a situação ao portal e lamentou ter que fazer isso novamente. “Cada dia que a gente chega aqui tem mais lixo. Tem colchão, tem mais...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Famílias enfrentam problemas causados por esgoto a céu aberto em rua no Steffen

Em Brusque, no bairro Steffen, moradores da rua Olga Day de Souza e Silva enfrentam há mais de dois anos um problema sério de esgoto a céu aberto. Uma vala, que foi aberta para o sistema de esgoto, ainda não foi fechada. Joel Pereira, morador da rua, relatou à reportagem da Cidade FM que sua filha ficou internada após contrair dengue por conta das sujidades no local. Outros vizinhos também foram afetados pela doença, que se espalhou...
Continuar lendo...