Nesta sexta-feira (21), um homem foi condenado em Brusque por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. O crime ocorreu em 9 de maio de 2023, quando o réu, junto a comparsas, amarrou e agrediu a vítima em uma área de mata no Morro do Mocotó, no bairro Azambuja. Durante a ação, a vítima foi amarrada com abraçadeiras plásticas e espancada com socos, coronhadas e facadas na cabeça, tronco e braços, resultando em graves lesões corporais.
Enquanto os agressores atacavam, o tambor da arma usada se abriu e as munições caíram, o que forçou os criminosos a procurá-las. Aproveitando o momento de distração, a vítima conseguiu escapar, removendo as amarras dos pés e fugindo pela mata até alcançar uma residência, onde pediu socorro e evitou a morte. Os agressores fugiram do local.
O julgamento popular reconheceu a materialidade do crime, a autoria e a intenção de matar, condenando o réu por tentativa de homicídio. Foram consideradas qualificadoras como motivo torpe, meio cruel e surpresa, o que impossibilitou a defesa da vítima. Além disso, o réu também foi condenado por porte ilegal de arma de fogo.
A sentença resultou em 16 anos de reclusão, em regime fechado, e 48 dias-multa. A decisão ainda cabe recurso, mas foi negado ao condenado o direito de recorrer em liberdade.



